quarta-feira, 28 de julho de 2010

Protejo promove confraternização na Casa das Juventudes





O projeto Pronasci Protejo realizou nesta tarde de terça-feira, 27, festa de confraternização entre os projetos Justiça Comunitária, Mulheres da Paz e Agentes Comunitários da subprefeitura. A ocasião serviu para que lideranças conhecessem a sede do Protejo onde, a partir do dia 02 de agosto, vão ocorrer o desenvolvimento dos cursos que envolvem 400 jovens. De acordo com Lúcia Grassi, coordenadora-geral do Protejo, trata-se de um primeiro momento de integração entre os projetos com o foco no Protejo. “ Convidamos lideranças do Guajuvira para construir esta proposta com a gente. A comunidade tem papel fundamental, tendo em vista que a intervenção que eles fazem é diretamente com os jovens e suas famílias”, explica. Neste primeiro encontro houve uma visitação guiada pela Casa das Juventudes, a apresentação de um vídeo produzido pela própria equipe de trabalho, depois cada representante de projeto fez uma fala e após houve uma atividade artística desenvolvida pelo Núcleo Artístico Cultural da Casa, foi lida uma mensagem de boas vindas e culminou com um pequeno coquetel.


Jeanice Ramos

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

terça-feira, 27 de julho de 2010

A experiência dos jovens do Geração



O Projeto Geração Consciente encontra-se em fase de capacitação para os jovens selecionados para o Curso de Formação de Educadores Populares em Direito do Consumidor, que funciona nas segundas e quartas-feiras à tarde, desde o dia 31 de maio.
Deyse Kétyna Sanger Saes tem 16 anos e está cursando o 2º ano do segundo grau na Escola Estadual de Ensino Médio Cônego José Leão Hartmann. Ela explica: “No começo entrei sem saber o que era o projeto, não sabia do que se tratava. Com o tempo aprendemos a viver em sociedade, a nos comunicarmos. Agora estamos estudando o direito do consumidor, o Procon. A gente recebe um livro com as leis, cada aula estudamos uma lei”. Segundo Deyse, muita coisa mudou no seu cotidiano. “A gente tem outra visão: tivemos um problema com a conta da água na casa dos meus avós, eu pude orientá-los junto a Corsan”, enfatiza a jovem. Ela já faz planos para o futuro: “pretendo colocar o curso no meu currículo e tentar procurar um estágio que tenha a ver com direitos do consumidor”.

As turmas do Geração Consciente encontram-se no I Módulo e recebem aulas sobre o funcionamento da sociedade e direitos do consumidor. Na etapa seguinte, eles serão os professores replicando para outros alunos os conhecimentos recebidos. Cada monitor trabalhará com pelo menos três alunos.

Mateus da Silva Gomes, 16 anos, também estudante da Escola Cônego Hartmann cursa a 1ª série do segundo grau, se diz muito satisfeito com o curso: “tenho mais amizades, considero estar evoluindo com mais conhecimentos”. O Geração Consciente trouxe mais informações para o jovem: “trocamos telefones com os professores, mantemos contato, é bom estar com todo mundo, compartilhar”. E vai além “eu conhecia o básico. Aprendemos sobre leis, garantias, produtos”. Sobre a bolsa-auxílio comenta que “o dinheiro que eu mesmo consegui, com o meu esforço. Agora eu vou batalhar por mais cursos e mais projetos”. “Está sendo bem produtivo”, afirma o monitor Vagner Von Diemen, 23 anos, estudante de Direito e bolsista da UniRitter. “A possibilidade de trocar conhecimentos com pessoas da comunidade que também trazem seu próprio conhecimento é muito gratificante”, salienta.


Jeanice Ramos

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Abertas as incrições para o projeto Comunicação Cidadã


A partir de hoje jovens que queiram tornar-se comunicadores da Agência da Boa Notícia do Território da Paz/ Guajuviras poderão inscrever-se para a seleção do projeto Comunicação Cidadã da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania.

O Comunicação Cidadã é um dos 12 projetos do Programa de Segurança Pública com Cidadania do Ministério da Justiça que está sendo implantado no bairro. Tem como objetivo promover ações de prevenção a violência por meio de oficinas de comunicação cidadã e depertar para o direito a informação. Isso será feito através da confecção de boas notícias do bairro, onde os participantes receberão capacitação nas áreas de produção de conteúdos em Videodocumentário, Internet, WebTV, RádioWeb, Fotografia, Comunicação Cidadã e Práticas e produção jornalística, para atuar como comunicadores. ”A idéia é que os jovens transitem por todos os programas PRONASCI para que façam a divulgação das notícias, queremos potencializar as redes sociais” explica a coordenadora Andréia Freitas.

As inscrições para as 240 vagas são gratuitas e estão sendo feitas até o dia 30 de agosto na subprefeitura nordeste localizada na rua Alexandre de Gusmão nº2080, das 10 às 12 e das 14h às 16h e também no CRAS Guajuviras situado na na avenida 17 de abril 28, setor N, quadra 6. Os candidatos devem ser moradores do Território da Paz/ Guajuviras, ter idades entre 15 e 24 anos, ser alfabetizado e estar em situação de vulnerabilidade. No ato da inscrição deverá se apresentado certidão de nascimento ou documento de identificação. Os selecionados participarão de oficinas como rádio Web, Tv Web, confecção de textos jornalísticos, entre outros.

A Agência da boa notícia Guajuviras funcionará em um espaço localizado próximo a rótula do Guajuviras e contará com estúdios profissionais de RádioWeb, TVWeb e salas de oficinas equipadas com computadores, microfones, câmeras fotográficas e filmadoras.

Confira a matéria da jornalista Tais Dal Rí no site da Prefeitura de Canoas

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

O Geração Consciente esteve no Protejo


Na última quinta-feira, 22, a Casa das Juventudes sediou oficina realizada para a equipe de jovens projeto Pronasci Geração Consciente. O encontro serviu como recuperação para os participantes que tiveram faltas ao longo do segundo módulo de formação do Geração Consciente. Mas vários jovens que estiveram presentes ao logo do curso, e que já haviam cumprido a carga horária necessária, fizeram questão de integrar mais essa atividade. A oficina foi proposta pelo educador Ronaldo, que abordou temas relativos à formação da sociedade em camadas de poder por meio de brincadeiras e de um ambiente descontraído. Ronaldo afirma que a metodologia baseada em atividades lúdicas é um forma de atrair a atenção dos educandos, fundamental para o processo de aprendizagem.

A foto foi realizada no momento em que o grupo realizava a "Dinâmica da Ilha".

Fonte: Roberta Darkiewicz - Coordenadora de Teatro do Núcleo Artístico Cultural do Protejo

ABNG - Agência da Boa a Notícia Guajuviras

Jovens do geração Consciente em visita à Uniritter





Os 70 jovens que participam das oficinas de direito do consumidore para se tornarem multiplicadores de conhecimentos em suas comunidades, no Guajuviras, estiveram na Uniritter no último dia 14/07. O objetivo da visita foi tanto conhecer as dependências do centro Universitário em Canoas como dialogar com professores e orientadores reponsáveis por sua formação. Na ocasião, os jovens receberam a primeira parcela da bolsa-auxílio que têm direito. Durante três meses os 70 participantes dos oficinas do Geração Consciente receberão R$ 80 por mês. Após, eles serão os monitores responsáveis por multiplicar os conhecimentos em suas comunidades com orientação permanente da equipe técnica do Geração Consciente.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

quarta-feira, 21 de julho de 2010

PROTEJO divulga lista de selecionados e início das atividades

Foi publicada na segunda-feira, 19, a lista dos jovens selecionados para participar das atividades do PROTEJO. Ela está disponível na Casa das Juventudes (Setor 2, Quadra W2, Casa 1), na Subprefeitura (Rua Alexandre de Gusmão, 2080) e no CRAS (Av. 17 de abril, 28, Q"N", S "6"). Os jovens selecionados que não possuem a documentação necessária (RG e CPF) deverão comparecer à Casa das Juventudes até o dia 30 de julho (sexta-feira). O início das atividades está previsto para o dia 2 de agosto (segunda-feira), nos turnos da manhã (8h30 às 12h30) e da tarde (13h30 às 17h30). Informações podem ser obtidas através do telefone 3478 44 09.


ATENÇÃO JOVENS DO GUAJUVIRAS!

CONFIRA SEU NOME NA LISTA DE
SELECIONADOS NA CASA DAS JUVENTUDES (Setor 2, Quadra W2, Casa 1, próximo ao CAIC.

SE VOCÊ NÃO POSSUI RG OU CPF, COMPAREÇA ATÉ DIA 30 DE JULHO (sexta-feira) PARA OS DEVIDOS ENCAMINHAMENTOS.

INÍCIO DAS ATIVIDADES

2 DE AGOSTO
(SEGUNDA-FEIRA)

TURNOS

MANHÃ – Das 8h30 às 12h30
TARDE – Das 13h30 às 17h30

Roberta Darkiewicz - Protejo

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Encontro com professores da Agência da Boa Notícia Guajuviras




Professores da Unisinos estiveram na 1ª reunião com o secretário de Segurança Pública e Cidadania de Canoas (SMSPC), Alberto Kopttike, nessa quinta-feira, 15, para definir os rumos do projeto Pronasci Agência da Boa Notícia Guajuviras – Observatório de Comunicação Cidadã (ABNG), que será instalado no Guajuviras no mês de setembro. A ABNG é um dos 12 projetos Pronasci desenvolvidos no Território de Paz/Guajuviras e oferecerá formação em comunicação cidadã a 240 jovens entre 15 e 24 anos por meio de oficinas de práticas e produção jornalística, vídeo documentário, internet, webtv, radioweb e fotografia.

Jeanice Ramos

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A Agência da Boa Notícia Guajuviras já tem cara



Criada pelo designer, publicitário e ilustrador Maurício Gonçalves do Coletivo Catarse, a mais nova identidade visual entre os projetos Pronasci de Canoas, a da Agência da Boa Notícia Guajuviras (ABNG), dialoga com a linguagem dos jovens do Guajuviras. A figura simbólica de um jovem soltando a voz se relaciona com os meios eletrônicos (WebTV, RádioWeb, internet) que vão ser trabalhados nas oficinas da ABNG. Segundo o publicitário, as cores básicas vermelho, verde e azul são as mesmas utilizadas no sinal de video tão conhecido dos profissionais que trabalham com os meios de comunicação. "A ideia é vincular comunicação, tecnologia e cidadania", explicita Gonçalves.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Iniciam os preparativos para a Agência da boa notícia Guajuviras




Canoas (RS) - A Secretaria de Segurança Pública com Cidadania de Canoas, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça, em parceria com a Unisinos, intensifica os preparativos para a realização do projeto Agência da boa notícia Guajuviras - Observatório de Comunicação Cidadã de Canoas. O projeto atenderá 240 jovens, entre 15 e 24 anos, residentes no bairro Guajuviras. Os jovens participantes serão capacitados para a produção de conteúdos em Videodocumentário, Internet, WebTV, RádioWeb, Fotografia, Comunicação Cidadã e Práticas e produção jornalística.
A Agência da boa notícia Guajuviras contará com estúdios profissionais de RádioWev, TVWeb e salas de oficinas equipadas com computadores, microfones, câmeras fotográficas e filmadoras. Sua sede estará localizada na Avenida Boqueirão, 3367, na Rótula do bairro Guajuviras. As inscrições estarão abertas de 20 de Julho a 30 de Agosto nos seguintes locais: Na Subprefeitura Nordeste (Rua Alexandre de Gusmão, 2080 - ); CRAS (Av. 17 de Abril, 28, Q “N”, S “6”); Mulheres da Paz (Setor 2, Quadra S, Casa 1). O conteúdo produzido pelos alunos, como reportagens especiais, boletins, documentários dentre outros, será disponibilizado pela Internet. A inauguração da Agência da Boa notícia Guajuviras - Observatório de Comunicação Cidadã de Canoas está prevista para a segunda quinzena do mês de agosto.

A fotos são da visita da equipe da ABNG à escola Guajuviras na noite do dia 21 de junho.

Joel Felipe Guindani
ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Seminário discute o Território de Paz





A Secretaria de Segurança Pública com Cidadania (SMSPC), os coordenadores e as equipes dos projetos Pronasci no Território de Paz/Guajuviras estiveram reunidos no último sábado, 10, no espaço Mulheres da Paz (Setor 2, Quadra S, casa 1, Guajuviras) para discutir conceito e ações no bairro. Esse foi o primeiro seminário realizado pelos projetos com as equipes de profissionais e os gestores da secretaria com o objetivo de socializar as ações propostas entre todos os projetos Pronasci de Canoas. "Esse encontro é o início de uma seqüência que vai definir o conceito de Território que queremos e como vamos envolver ainda mais as comunidades do Guajuviras nesse processo", ressaltou o secretário de segurança de Canoas, Alberto Kopttike. Para o gestor do Mulheres da Paz, "toda iniciativa objetiva tanto a segurança das pessoas como a segurança dos direitos".

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

quinta-feira, 8 de julho de 2010

PELC promoverá Festa Julina no Guajuviras



O programa de Esporte e Lazer de Canoas (PELC) promoverá Festa Julina no dia 24 deste mês, sábado, na Antônio Viana e no Ginásio Caic, no bairro Guajuviras. As atividades começarão às 9h, com jogos amistosos de futsal masculino no Ginásio Caic. À tarde haverá apresentações artísticas de teatro e dança pelos alunos do PELC. Durante todo o dia, as crianças poderão se divertir em brinquedos infláveis na praça, além de outras atividades lúdicas para crianças e adultos. No local também funcionarão bancas com alimentos e produtos artesanais.


Como funciona o PELC

O PELC é um programa desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer e conta com recursos federais. Oferece oficinas gratuitas de teatro e dança, futebol de campo, futsal, voleibol, handebol, basquetebol, ginástica e taekwondo. No Guajuviras, o PELC atende 920 alunos em quatro núcleos localizados nas escolas municipais Guajuviras, Erna Wüth, Carlos Drummond de Andrade e Nancy Pansera e em mais sete espaços anexos aos núcleos como praças, campos de futebol, ONG Lar da Solidariedade e CRAS Guajuviras.


Como participar

Para participar das atividades do PELC, é necessário se inscrever em um dos quatro núcleos e nos locais das oficinas. Mais informações pelo telefone 463-6951, ou pessoalmente no Ginásio Caic, de segunda a quinta-feira, das 14h às 18h.


Oficinas culturais

As oficinas de teatro do PELC no Guajuviras funcionam nos seguintes locais:


Núcleo Caic/EMEF Erna Würth

Segundas-feiras, das 18h30 às 20h

Quartas-feiras, das 17h às 20h


Núcleo EMEF Carlos Drummond de Andrade

Terças-feiras, das 18h30 às 19h30

Quintas-feiras, das 18h às 19h30


As oficinas de dança funcionam nesses locais


Núcleo EMEF Guajuviras

Local: ONG Lar da Solidariedade (Comtel)

Segundas-feiras, das 14h30 às 16h

Sextas-feiras, das 9h30 às 11h


Núcleo EMEF Nancy Pansera

Terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19h


Núcleo EMEF Carlos Drummond de Andrade

Local: CRAS Guajuviras

Terças e quintas-feiras, das 15h30 às 17h


Confira a matéria de Eloá da Rosa no site da Prefeitura de Canoas

Fonte: Equipe do PELC

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Seminário de Planejamento do Território de Paz

Neste sábado a partir das 9h da manhã até as 17h acontecerá na Casa das Mulheres da Paz em Canoas um Seminário de Planejamento do Território de Paz . O encontro reunirá os integrantes e coordenadores dos projetos PRONASCI implantados no Guajuviras/ Território da Paz. De acordo com secretário de Segurança Pública e Cidadania Alberto Kopittke a idéia é fazer um planejamento estratégico de todas as ações do Território, com vistas a transversalizá-las, discutir os métodos de trabalho, indicadores de evolução e um cronograma conjunto do trabalho.

PROGRAMAÇÃO

MANHÃ (9h30min às 12h20min)

- apresentação das pessoas participantes –

- fala de introdução Secretários Alberto Kopittke e Eduardo Pazinato

- apresentação dos objetivos, da metodologia, da programação e construção de acordos, como tempo de duração e responsáveis pela sistematização

- construção do conceito de TP através de tarjetas e discussão coletiva (grupos de 5 pessoas, misturando diferentes projetos e instituições)

- apresentação de cada projeto: objetivos, frentes de atuação, organograma e informações básicas

:: Mulheres da Paz

:: Protejo

:: Pacificar

:: Justiça Comunitária

:: Geração Consciente

:: Comunicação Cidadã

:: PELC

ALMOÇO

Local: PROTEJO

TARDE (14h às 17h50min)

- apresentação de cada política pública: objetivos, frentes de atuação, organograma e informações básicas

- CIPAVES

- Guarda Comunitária / Ronda Escolar / Guarda Comunitária

- Observatório

- CRAS

- Subprefeitura

- construção de metodologias de atuação em rede a partir da análise de casos: análise de situações e construção de alternativas

- democratização através da participação popular, comunicação e mobilização social

- construção de calendário para 2010

Confira a matéria de Taís dal Rí no site da Prefeitura de Canoas

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Mulheres da Paz conhecem melhor Lei Maria da Penha



Integrantes do programa Mulheres da Paz, que faz parte do Território da Paz-Pronasci, no bairro Guajuviras, participaram, na tarde desta segunda-feira, do curso Dialogando sobre a Lei Maria da Penha, no auditório Sadi Fontoura Schvitz, da Prefeitura. A Lei 11.340, de 7 de agosto de 2006, coíbe a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A juíza Madgéli Frantz Machado, do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Porto Alegre, falou do trabalho realizado pela Justiça no combate à violência de gênero e esclareceu dúvidas das cerca de 50 participantes. O evento foi coordenado pela ONG Themis Assessoria Jurídica e Estudo de Gênero, representado pela coordenadora Rúbia da Cruz.

A coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres, Maria Aparecida Flores, lembrou que a Lei Maria da Penha abrange compromissos de todos os níveis de governo, não só de garantias jurídicas, mas de benefícios sociais mais amplos, como em saúde e educação. Também falou do desafio de se formar, na cidade, uma rede com todos os envolvidos no atendimento ás mulheres vítimas de violência.


Confira a matéria completa da jornalista Eloá da Rosa no site da Prefeitura de Canoas


ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras