domingo, 29 de maio de 2011

Território de Paz reconhecido por ter única Rua 24 horas da cidade


A matéria foi publicada no Mais Canoas da última sexta-feira, dia 27 de maio.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Escolas que possuem a EJA terão reforço na segurança

Em reunião realizada durante esta semana entre as secretarias municipais de Educação e Segurança Pública e Cidadania foi decidido que será estruturado um plano de ação para conter a falta de segurança no entorno das instituições que possuem a modalidade EJA à noite. A partir da próxima segunda-feira serão realizadas visitas as escolas para conversar sobre o plano com professores e alunos. As principais reclamações, de acordo com o professor da UEJA, Alexandre Rafael da Rosa, referem-se a brigas de gangues e tráfico de drogas nas imediações das escolas. Uma das medidas já anunciadas pela Secretaria de Segurança é o reforço na ronda escolar realizada nessas escolas, principalmente nos horários de entrada, intervalo e saída. Além disso, representantes dessas instituições serão convidadas a participar das Comissões Internas de Prevenção às Violências nas Escolas Cipave’s.



Matéria de Patrícia Araújo, publicada no site da Prefeitura de Canoas - RS.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Alunos do curso de policiamento comunitário visitam o Território de Paz

Os alunos do 1º Curso Integrado de Policiamento Comunitário visitaram os projetos sociais do PRONASCI no Território de Paz Guajuviras – Mulheres da Paz, Justiça Comunitária, Protejo – e também a 3ª CIA da Brigada Militar e 3ª Delegacia de Polícia. Nota publicada no site da Prefeitura de Canoas - RS.

ABNG - Agência da Boa Notícia Gaujuviras.

Música e batucada no Dia Diferenciado do Protejo

A música tomou conta da Casa das Juventudes, no bairro Guajuviras. Jovens participantes do Protejo tem uma vez por semana, o Dia Diferenciado. E nesta sexta-feira, 27, cerca de 50 jovens tiveram nos ritmos musicais, sua atividade. Veja matéria no site da Prefeitura de Canoas - RS.


ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

BID visita Protejo no Guajuviras

O especialisa líder em modernização do Estado, Dino Caprirolo, diretor do BID, foi recebido pelo prefeito Jairo Jorge na sala de videomonitoramento do Centro Integrado de Segurança Pública de Canoas, e depois visitou a casa da Juventude, no Guajuviras, Lá recebeu dos jovens um documento com a descrição de todas as atividades desenvolvidas no Protejo e a importância da continuidade do projeto.


Matéria publicada no site da Prefeitura de Canoas - RS.




ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras.

GGI-M de Canoas serve de inspiração para modelo de Anápolis-Go

A secretária executiva do Gabinete de Gestão Integrada de Anápolis, Goiânia, Cristina Issa, está em Canoas há dois dias conhecendo os projetos da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania. Veja matéria no site da Prefeitura de Canoas - RS.


ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras.

Mulheres da Paz em caminhada pelo fim da violência

Foi da avenida 17 de abril, em frente ao CRAS do Guajuviras, que 50 mulheres, integrantes do projeto PRONASCI Mulheres da Paz saíram em caminhada para chamarem atenção sobre o trabalho que desenvolvem e o fim da violência. O trajeto abrangeu ruas da comunidade São José e se estendeu até o galpão da cooperativa de reciclagem do bairro - Arlas -. Pelo menos 150 panfletos contendo informações sobre a lei Maria da Penha e serviços oferecidos pela Casa das Mulheres da Paz foram entregues a comunidade.

Matéria de Taís dal Rí, publicada no site da Prefeitura de Canoas.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras.

Polícia mais próxima da comunidade em Canoas

O modelo tradicional, reativo e repressivo, de policiamento para a resolução do crime e redução da violência nas últimas décadas do século XX parece estar chegando ao fim. O novo modelo de segurança tem como uma das diretrizes o policiamento comunitário e Canoas sai na frente para construir a prática deste conceito.  O município abriu, nesta segunda-feira, 23, o ciclo de cinco edições do 1º Curso Integrado de Policiamento Comunitário que será realizado em mais três cidades do Estado, Passo Fundo, Caxias do Sul e Porto Alegre . A iniciativa é uma parceria da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS) com os municípios.

Matéria publicada no site da Prefeitura de Canoas.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

sábado, 21 de maio de 2011

Ministro da Justiça se encanta ao conhecer ações da segurança de Canoas

Ao passar pelo Rio Grande do Sul para o lançamento da Campanha de Desarmamento e também participar da assinatura do protocolo de intenções do Estabelecimento Penal Especial que será construído em Canoas, o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo visitou o Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania no final da tarde desta sexta-feira, 20.



Matéria publicada no site da Prefeitura de Canoas.
 
 
ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras.

Canoas terá o primeiro presídio do Brasil para jovens nos moldes indicados pelo PRONASCI

Os 50 hectares da Fazenda Guajuviras, doados pelo Município de Canoas em 2010 para o Governo do Estado, continuará sendo o local para a construção do presídio. O modelo atual é uma parceria pública entre Governo do Estado e Prefeitura de Canoas com perspectivas de obter recursos da união. O Estabelecimento Prisional ganhou caráter de Especial, será o primeiro do país nos moldes indicados pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI). Abrigará jovens de 18 a 24 anos que terão acesso a projetos de ressocialização com trabalho e educação. Terá inicialmente capacidade para 708 detentos, 600 no regime fechado e 108 no semi-aberto. O valor estimado do investimento inicial é de R$16mi. As obras devem iniciar em 2012.




Matéria publicada no site da Prefeitura de Canoas.

ABNG- Agência da Boa Notícia Guajuviras.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Viva a 100ª edição do prefeitura na rua!

O bairro Rio Branco recebu a 100ª edição do Prefeitura na Rua na praça Lotário Steffens, no dia 7 de maio. Os jornalistas-cidadãos do bairro Guajuviras foram acompanhar o evento que contou com a presença do prefeito Jairo Jorge da vice-prefeita Beth Colombo. Além deles, secretários e damais gestores municipais escutaram a comunidade, e seus pedidos.

Mas não foi só de comemoração a passagem da 100ª edição do Prefeitura na Rua. Na ocasião, houve muitas homenagens ao dia das mães. Os alunos do Colégio Municipal General Osório cantaram e dançaram para animar o dia, e foram entregues rosas para todas as mães presentes. O prefeito de Canoas anunciou que haverá a construção de um pequeno hospital naquela região, chamada de Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que atenderá a comunidade nas 24 horas do dia.

A primeira pessoa a ser atendida nessa 100ª edição do Prefeitura na Rua foi a senhora Daicinara Santana, que resquisitou transporte escolar para sua filha de 12 anos. Os jornalistas-cidadãos da Agência da Boa Notícia Guajuviras, que começam a ampliar o seu olhar sobre a cidade, acompanharam tudo atentos às novidades e ficaram surpresos com números de atendimentos feitos pelo prefeito e seus secretários. Cerca de 11 mil pessoas foram ouvidas, isso sem contar os serviços prestados durante o evento.

Os cortes de cabelos e os atendimentos do CRAS móvel fizeram parte do rol de atividades realizadas na Lotário Steffens. Muitos expectadores acompanharam o evento: uma moradora do bairro, de 18 anos, fez seus primeiros documentos entres várias pessoas que também tiveram o atendimento em saúde, com medição de pressão, entre outros serviços. Foi um dia cansativo mas prazeroso para a comunidade e autoridades que esse contato entre ambos prevaleça firme para Canoas continuar voando.

Texto: Mateus Gaudêncio, jornalista-cidadão da Agência da Boa Notícia Guajuviras

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Blog do Território da Paz já passa dos 20 mil clicks

O Blog mantido pela Agência da Boa Notícia Guajuviras (ABNG), projeto do Pronasci de Canoas, chegou nesta sexta-feira, 6, a 20.027 acessos. Desde que foi lançado, em maio de 2010, o Blog tem servido de fonte de informação tanto para os integrantes dos projetos como moradores de outras cidades, integrantes de prefeituras, órgãos públicos e até do Governo Federal, em geral, voltados para a prevenção à violência entre as juventudes. Em 11 meses de divulgação de conteúdos, o chamado Blog do Território de Paz de Canoas alcançou a meta de mais de 1.800 visualizações por mês. O endereço eletrônico desse meio de comunicação entre as juventudes é http://www.guajuvirasterritoriodepaz.blogspot.com/.


ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Violência não cola, eu quero paz na escola!

A equipe do teatro de fantoches da Guarda Municipal fez mais uma apresentação nesta quarta-feira, 4. Foi a terceira visita do ano na comunidade. Desta vez, aconteceu na escola Jacob Longoni na entrada e saída das aulas. Pelo menos 244 pessoas assistiram a peça que tem como tema a violência escolar. Com o titulo Violência não cola, eu quero paz na escola! Os guardas Acosta, Marques, Godin, Silva e a Guarda Picoral mais uma vez ofereceram muita diversão com mensagens educativas aos estudantes. "Os Guardas Municipais estão de parabéns pelo trabalho educativo", avaliou a Diretora Neuza Rufatto.

A recepção do público, com idades entre 6 e 11 anos, empolgou o GM Marques que fez sua segunda apresentação. “Muito gratificante fazer parte deste projeto” comentou. A apresentação também marcou a estréia da nova barraca e material de som. “Emociona ver o projeto crescer” ressaltou o coordenador GM Acosta.

O sucesso do projeto está despertando o interesse de outros Guardas Municipais. Eles participarão de oficinas de capacitação para futuramente também se tornarem intérpretes dos fantoches. Na sexta-feira, 6, haverá outras duas apresentações na EMEF Nancy Pansera às 13h e às 15h.


Matéria publicada no site da Prefeitura de Canoas.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras.

Jovens do PROTEJO tem projetos aprovados pelo Ministério da Cultura

Jovens participantes do PROTEJO, mostraram seu potencial, e aprovaram quatro dos 10 microprojetos selecionados pelo Ministério da Cultura e que serão implementados no Território de Paz/Guajuviras. A dedicação em preencher os requisitos do edital estava transformada em alegria e comemoração. A iniciativa de um grupo de pelo menos oito jovens irá proporcionar atividades extensivas a pelo menos 450 pessoas. Cada um dos quatro projetos irá receber do Ministério recursos entre R$ 12 e 13 mil. Conforme o educador de música do PROTEJO, Rafael Diogo dos Santos, disse que os projetos terão início até o final de maio, e durarão cerca de quatro meses. “Mas também é interessante que tenhamos o patrocínio de empresas e colaboradores para darmos sequência aos projetos”, adiantou.


CONHEÇA OS PROJETOS:

- Cultura Sustentável – oficinas de capacitação para projetos.
Autor: Malone Sander, 18 anos;

- Guac (Guaju Arte e Cultura) – oficinas de grafite e pinhole, além de exposição dos trabalhos.
Autores: Sabrina Hedrund, 15 anos; Caroline Marques, 15 anos; Camila Nascimento, 15 anos; Bruna Araujo, 17 anos; Mycael Pereira, 15 anos.

- Escola do Funk – em turno inverso das aulas de três escolas da região, abordar a história do funk e danças.
Autor: Arnaldo Lima, 23 anos;



- Gravação de CD – gravação de CD de 11 músicas autorais de rap gospel.
Autora: Priscila da Silva, 19 anos;


O QUE É:

Em dezembro de 2010 o Ministério da Cultura abriu edital para microprojetos de cultura destinados a iniciativas de moradores dos Territórios da Paz/Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) no Brasil. Entre 24 trabalhos inscritos por moradores do Guajuviras em Canoas, 10 foram aprovados.

Matéria de Jesiel B. Saldanha, publicada no site da Prefeitura de Canoas.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras.

terça-feira, 3 de maio de 2011

RS e municípios firmam Pacto de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em Canoas

O Rio Grande do Sul, representado pelo governador Tarso Genro e 49 municípios, entre os quais Canoas, representados pelos prefeitos, assinaram na tarde desta terça-feira, em Canoas, o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O evento, que teve a participação de centenas de pessoas, ocorreu em frente à Casa das Mulheres da Paz, no bairro Guajuviras.
No final de 2009, 105 municípios gaúchos assinaram o termo de cooperação técnica para aderir ao Pacto, como parte da programação do Fórum Estadual sobre Políticas para as Mulheres, em Porto Alegre. A formalização do termo aditivo, no entanto, dependia da adesão do Estado. Os demais receberão o documento para assinatura posterior.

Referência

Em sua manifestação, Tarso afirmou que o Rio Grande do Sul estava devendo essa atitude ao país “e foi preciso um homem assumir o governo para fazê-lo”. Destacou, ainda, que a experiência do Pronasci no Guajuviras é referência nacional e, por isso, o bairro tem uma grande responsabilidade, especialmente pela prática das Mulheres da Paz.

O prefeito Jairo Jorge lembrou que o governador havia prometido, na campanha, assinar o Pacto naquele local, o que foi cumprido “para orgulho de todos os gaúchos e gaúchas”. Ele relacionou o avanço da representatividade feminina na política, citando o exemplo da eleição da presidente Dilma Roussef, mas observou que há muito espaço a ser conquistado. O prefeito comentou que não só as fogueiras calaram as mulheres, mas também a violência no silêncio dos lares.

Para a ministra chefe a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, os números da violência contra as mulheres no RS são significativos e “não coerentes com o seu desenvolvimento econômico e social”. Ela acredita que se o Pacto fosse firmado antes, as vidas de muitas gaúchas poderiam ser poupadas. Assim como todas as autoridades que se manifestam, Iriny defendeu a ampliação das redes que atuam na prevenção à violência e no cuidado às vítimas.


Participaram do evento, entre outras autoridades, a secretária de Políticas para as Mulheres do RS, Márcia Santana; a vice-prefeita Beth Colombo, a representante da Assembleia Legislativa, deputada Ana Affonso, representantes do Judiciário, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, as primeiras-damas do Estado, Sandra Genro, e de Canoas, Thais Pena, vereadores, deputados, líderes comunitários e integrantes de entidades de mulheres. A cantora canoense Luciane Milan interpretou os hinos nacional e Rio-grandense.

Matéria publicada no site da Prefeitura de Canoas.

Foto: Ireno Jardim.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras.

De cara nova para sediar a assinatura do pacto




A casa das Mulheres da Paz está vestida com a cor símbolo do movimento feminista, para sediar nesta terça-feira a assinatura do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Após ser pintada de lilás, hoje o local que virou referência desta luta em Canoas ganhou acessórios que simbolizam o trabalho que as 107 Mulheres da Paz desenvolvem no Território de Paz/ Guajuviras. A grafiteira Vanessinha de Alvorada, conhecida por seu trabalho comunitário, reforçou a pintura com desenhos coloridos e com palavras de ordem. Diálogo, união são alguns exemplos de expressões que as integrantes escolheram para exaltar os próprios sentimentos.

Nota de Taís Dal Rí, publicada no site da Prefeitura de Canoas.

Foto: Ireno Jardim.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras