quarta-feira, 2 de junho de 2010

Lançada a Agência da Boa Notícia Guajuviras

Foto: Beatriz Sallet (Unisinos)

Foto: Ireno Jardim (Secom Canoas)

Foto: Beatriz Sallet (Unisinos)

"Sonhamos com este momento. Ele será um passo decisivo de transformação da realidade". Com essa frase, o prefeito Jairo Jorge deu início ao ato de assinatura do contrato com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos,Unisinos para a execução do projeto Pronasci Observatório de Comunicação Cidadã - Agência da Boa Notícia Guajuviras.

O evento foi realizado nessa terça-feira, 1º, na sala de reuniões do gabinete do prefeito de Canoas representando o início oficial do projeto que se propõe a formar 240 jovens guajuvirenses para se tornarem comunicadores cidadãos, com acesso às tecnologias mais avançadas nas áreas de comunicação e informática. O Observatório é um projeto que integra o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), mas é Canoas o único Município onde o Pronasci tem um projeto que aposta especificamente na área da comunicação. Os alunos terão um ano de participação em oficinas de radioweb, web tv, internet, técnica de reportagem, vídeo documentário e outras, para produzir notícias e conteúdos de comunicação diversos sobre sua própria realidade.

O Prefeito de Canoas ainda falou sobre sua preocupação com a onda de violência que a cidade de Canoas está vivendo. São 44 homicídios a cada cem mil habitantes, enquanto em São Paulo, por exemplo, são 12 na mesma população. "Não acho que isso seja irreversível. É a marca de um tempo e suas contradições", insistiu Jorge. A prefeitura aposta em projetos estratégicos que estão sendo implementados em três formas: o policiamento comunitário, a inteligência e as oportunidades aos jovens. No segundo caso, o Prefeito destacou o sistema de detecção de tiros adotado em Canoas, a primeira cidade na América Latina com esse sistema. A expectativa é que ele ajude a salvar vidas. "A parceria com a Unisinos é essencial pela capacidade de pensar e o compromisso com a comunidade que caracteriza essa universidade", salientou Jairo Jorge.

O Vice-Reitor da Unisinos, Prof. Dr. José Ivo Follmann, também destacou o momento como um marco para a própria Universidade. "A Unisinos se sente muito orgulhosa e estimulada no desenvolvimento deste projeto. É um projeto que se posiciona contra o achatamento da vida", disse Follmann se referindo à imagem que foi construída pela mídia em geral sobre o bairro Guajuviras. O Vice-Reitor acredita que a comunicação cidadã resgata a auto-estima e a hetero-estima dos jovens e isso vai fazer com que eles se tornem comunicadores. Follmann qualificou o Pronasci como uma das melhores coisas que se inventaram no Brasil nos últimos anos.

Alberto Kopittke, Secretário de Segurança de Canoas, agradeceu o apoio da Prefeitura e a parceria da Unisinos, principalmente agradeceu à coordenadora geral e mentora do Projeto Andrea de Freitas, da Secretaria de Segurança e à coordenadora Pedagógica, Profa. Dra. Christa Berger, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos. "A Agência vai possibilitar mostrar tudo o que a comunidade cria de cultura", disse Kopittke e apresentou o projeto ao público presente, inclusive a infraestrutura da Agência como uma sala multimídia, oficinas e estúdios de web rádio e web tv.

A coordenadora pedagógica do Projeto e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos, Christa Berger, afirmou que o momento era importante também para o Programa de Pós Graduação da Unisinos porque o projeto dava continuidade a uma tradição em pesquisa em Comunicação alternativa em plena sintonia com as resoluções do I Conferência Nacional de Comunicação. "O que há de mais avançado em tecnologia estará a serviço dos jovens do Guajuviras para eles se apossarem da palavra. Nos empenharemos em ajudar os jovens a produzir conteúdos socialmente relevantes e emancipadores. Eles conseguirão contar suas histórias e as histórias do Guajuviras", destacou a professora.

Sonia Montaño - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário