Às 14 horas ocorre a assinatura do termo aditivo pelos prefeitos de vários municípios do Estado e às 16 horas o governador fará a adesão ao Pacto. Na ocasião, a cantora canoense Luciane Millan apresentará a música Maria Maria, de Milton Nascimento.
No final de 2009, 105 municípios gaúchos, entre eles Canoas, assinaram o termo de cooperação técnica para adesão ao Pacto. A assinatura do documento se deu entre a Ministra Nilcéa Freire e os prefeitos municipais, como parte da programação do Fórum Estadual sobre Políticas para as Mulheres, que aconteceu na cidade de Porto Alegre, promovido pelo Fórum Regional de organismos de Políticas Públicas para as Mulheres do Vale dos Sinos e pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), com o apoio da prefeitura de São Leopoldo.
De acordo com a titular da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Maria Aparecida Flores, o Rio Grande do Sul é o estado onde mais mulheres são assassinadas pelos companheiros e ex-maridos.
O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, destaca que após a assinatura do Pacto a expectativa é a de aprofundar o diálogo com o governo do Estado a respeito de dois projetos que estão em andamento, o Centro de Referência da Mulher e a criação da Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência. O secretário observa ainda que a assinatura do Pacto foi um compromisso firmado ainda em 2010 quando o então candidato ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, visitou a Casa Mulheres da Paz, no bairro Guajuviras.
Foto: Arquivo ABNG.
ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras
Nenhum comentário:
Postar um comentário