Muita emoção marcou o fim de tarde no Território da Paz. Nem o frio, que se tornava mais intenso, tirou a alegria dos jovens: todos estavam bem empolgados e ansiosos para receberem o canudo. A comunidade do bairro também marcou presença e prestigiou a colação. Os formandos apresentaram após a cerimônia 20 produções de música e teatro.
Durante um ano, o Protejo buscou a inclusão e proteção social de jovens do bairro, que passaram por formação em três núcleos: artístico-cultural, direitos humanos e inclusão digital. Neste período foi também criada a Casa das Juventudes, um centro de formação e espaço de convivência para os jovens.
O secretario de Educação Paulo Ritter representou o prefeito municipal Jairo Jorge no evento. Participaram também o secretário Estadual de Segurança Pública, Airton Michels, o coordenador Nacional do protejo, Néri da Costa, o secretário Municipal de Segurança e Cidadania, Eduardo Pazinato, o vereador Almiro Gherat, o Cebola, e demais autoridades.
O protejo
Houve também promoção de inserção produtiva dos(as) jovens durante o percurso social formativo do protejo: jovens estabeleceram vínculo laboral; iniciaram cursos técnicos; iniciaram estágios; elaboraram e enviaram projetos para edital Micro-projetos de Cultura em Território de Paz do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura, aprovaram projetos de suas autorias em edital público, dentre outras atividades de integração com o Território, preconizadas pelo PRONASCI.
Números do Projeto
O Total de inscritos no projeto chegou a 849 jovens. Destes, 400 estão cadastrados no SISprotejo (cumprindo a meta do projeto); 158 frenquentaram a casa entre 2010/2011, mas não foram cadastrados e os outros 291 apenas se inscreveram e buscaram informações.
Dos 400 jovens entre 2010/2011, 143 jovens encerraram com ótima frequencia e 257 tiveram outros encaminhamentos. Sendo: 145 encaminhados ao mercado de trabalho, 24 jovens mudaram-se de território, 10 estão cuidando de familiares, oito estão realizando outras atividades, 27 ainda são acompanhados pela Casa das Juventudes, através do acompanhamento Psico Jurídico Social e 43 não tem mais interesse em participar.
Fotos: Jonalistas-cidadãos da ABNG.
ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário