Uma câmera, um bloco, caneta, muita curiosidade e o certificado que comprova a capacitação. Os jovens do bairro Guajuviras estão prontos para noticiar as novidades de sua região. A formatura dos 55 novos jornalistas-cidadãos, ocorrida nesta quinta-feira, 27, foi um momento de festa no ginásio da Escola Municipal Guajuviras. No local, professores, familiares, autoridades municipais e instrutores das oficinas acompanharam a certificação dos jovens, que integraram por quatro meses as aulas na Agência da Boa Notícia Guajuviras (ABNG).
Com idades entre 12 e 24 anos, essa foi a segunda turma do projeto jornalista-cidadão. Pelo período de quatro meses, os jovens frequentaram sete oficinas de formação na ABNG (TV, Rádio, Direitos Humanos, Prática Jornalística, Comunicação Cidadã, Fotografia e Internet). No período, jornal, fotografias, vídeos e textos foram intensamente produzidos.
Interação
Representando os alunos, o jovem Felipe Dorneles falou em nome da turma. "Ser jornalista-cidadão é ser um espelho do meu bairro, é interagir com a comunidade, trazendo boas notícias", resumiu.
O orgulho do momento também foi saudado pela vice-prefeita Beth Colombo, que representou o prefeito Jairo Jorge na solenidade. "Trazemos nossa gratidão por vocês terem acreditado no projeto. A missão dos formandos agora é dar a boa notícia da paz", falou.
A coordenadora da ABNG, e secretária adjunta de Comunicação da Prefeitura, Andréa de Freitas, lembrou que o projeto nasceu em Canoas, visando à comunicação cidadão e o acesso dos jovens à tecnologia. "Trabalhamos a comunicação como direito do cidadão", disse.
A criatividade dos jovens na utilização de diferentes tipos de mídia também foi destacada pela coordenadora. Os alunos aprovam a oportunidade. "Foi muito bom aprender na Agência. Pretendo seguir carreira na área", disse Andrey, de 14 anos.
Janice Brito, 18, formou-se na primeira turma de jornalistas-cidadãos, e hoje é estagiária na ABNG. "Descobri coisas boas ao buscar informações no bairro", contou a jovem, que mora no Guajuviras desde que nasceu e acompanhou as mudanças que ocorreram na região.
Também participaram da cerimônia o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato; o secretário de Comunicação, Evandro Dias Gomes; o subprefeito da região Nordeste, Francisco da Mensagem, e a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Unisinos, Drª Adevanir Pinheiro.
Na ocasião, foi distribuída a edição especial de formatura, do Jornal da Boa Notícia, cujo título da matéria de capa foi copiado no início deste texto, numa homenagem aos formandos: Uma câmera, um bloco e muita curiosidade.
ABNG
O projeto faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania e está sendo executado por meio de parceria com a Unisinos e Neabi. A Agência da Boa Notícia é um projeto pioneiro de jornalismo cidadão proposto pelo município de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania ao Ministério da Justiça, como metodologia e prática que impulsiona a visibilidade social positiva de jovens do bairro.
Eixos
O acesso à tecnologia, à informação e à formação para os usos das redes sociais entre as juventudes são três eixos de trabalhos dos oficineiros, professores e pesquisadores envolvidos no projeto. O respeito às diversidades, os direitos humanos e o direito à comunicação e disseminação da informação foram alguns dos temas introduzidos pela nova oficina de Identidades Afrodescendentes e Direitos Humananos, sob responsabilidade do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Unisinos.
Matéria de Jesiel Saldanha, publicada no Portal da Prefeitura de Canoas, em 27.10.2011.
ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras
Nenhum comentário:
Postar um comentário