quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O Fórum Comunitário do Território de Paz será dia 11 de setembro



É chegado um dos momentos mais importantes na história do Guajuviras: o Fórum Comunitário. Trata-se de espaço permanente de diálogo entre comunidade e poder público para proporcionar troca de informações e construção de estratégias comuns de prevenção e de enfrentamento das violências. O Fórum Comunitário é um espaço de participação popular que discute não somente a prevenção mas também o direito universal à segurança pública. Um amplo processo de mobilização no Território de Paz/Guajuviras prepara o Fórum Comunitário que será realizado no próximo sábado, 11, às 14h30, no ginásio do CAIC - e salas de aula da Escola Municipal Erna Wurth (Av. 17 de abril, s/nº).

A realização do Fórum dá continuidade a uma série de ações comunitárias ocorridas durante o ano de 2009 e 2010, como decorrência dos programas, projetos e ações da Prefeitura em parceria com o Governo Federal, como Mulheres da Paz, Justiça Comunitária, Comunicação Cidadã, Pacificar, Protejo, Geração Consciente, PELC, Ronda Escolar, Guarda Comunitária, Comissões Internas de Prevenção à Violência Escolar (CIPAVs), Praça da Juventude, Central de Monitoramento (câmeras, sistema de detecção de tiros e GPS’s em viaturas) e Observatório de Segurança.

Programação

:: Prestações de contas e apresentação dos projetos PRONASCI: Prefeito Jairo Jorge, Secretário Municipal de Segurança e Cidadania, Alberto Kopttke, representantes das forças policiais e comunidade.

:: Apresentação do vídeo do Território de Paz Guajuviras e atividades artísticas.

:: Debates e dinâmicas serão realizadas em grupos menores, nas salas de aulas, tendo as seguintes perguntas como diretrizes: O que entendemos por direito à segurança pública? e O que é preciso para garantir a segurança no bairro?.


Metodologia

O Fórum Comunitário será constituído como um espaço fundamentalmente pedagógico e de mobilização. Para tanto, será embasado nos pressupostos da educação popular, sendo voltado para os grupos sociais mais excluídos, promovendo a autonomia, a emancipação, a participação popular, a valorização da diversidade e o enfrentamento das desigualdades estruturais – não apenas no conteúdo, mas também na forma. Não pretende ser um espaço marcado pela reivindicação de serviços públicos, atribuição principal do Orçamento Participativo. A proposta é que se estabeleçam conexões entre os conhecimentos construídos e a ação dos agentes envolvidos na construção de um Guajuviras, e de uma Canoas, cada vez mais segura.


Próximos passos

Será criada uma comissão representativa, envolvendo comunidade, equipes dos projetos e Prefeitura. Esta comissão será responsável por sistematizar os conteúdos dos debates e preparar a próxima edição. A estimativa é que sejam realizados encontros mensais, no segundo sábado de cada mês. O próximo encontro será no dia 9 de outubro.


Projetos Pronasci no Guajuviras

Território de Paz. O bairro Guajuviras, em Canoas/RS, é resultado da luta popular. Há cerca de 23 anos, foi formada a partir de uma grande ocupação, fazendo da luta pela moradia o marco central de constituição do bairro. Hoje, após décadas de descaso governamental, um conjunto de necessidades marcam as relações de convivência e impossibilitam o exercício pleno da cidadania, configurando situações de violências (físicas, simbólicas, psicológicas, patrimoniais, institucionais etc.). Desta história de lutas populares e conflitos, surge o Território de Paz Guajuviras, uma das experiências mais importantes do Pronasci no Brasil.

Colaborou: João Pontes, coordenador do Projeto Pronasci Mulheres da Paz

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário