terça-feira, 27 de julho de 2010

A experiência dos jovens do Geração



O Projeto Geração Consciente encontra-se em fase de capacitação para os jovens selecionados para o Curso de Formação de Educadores Populares em Direito do Consumidor, que funciona nas segundas e quartas-feiras à tarde, desde o dia 31 de maio.
Deyse Kétyna Sanger Saes tem 16 anos e está cursando o 2º ano do segundo grau na Escola Estadual de Ensino Médio Cônego José Leão Hartmann. Ela explica: “No começo entrei sem saber o que era o projeto, não sabia do que se tratava. Com o tempo aprendemos a viver em sociedade, a nos comunicarmos. Agora estamos estudando o direito do consumidor, o Procon. A gente recebe um livro com as leis, cada aula estudamos uma lei”. Segundo Deyse, muita coisa mudou no seu cotidiano. “A gente tem outra visão: tivemos um problema com a conta da água na casa dos meus avós, eu pude orientá-los junto a Corsan”, enfatiza a jovem. Ela já faz planos para o futuro: “pretendo colocar o curso no meu currículo e tentar procurar um estágio que tenha a ver com direitos do consumidor”.

As turmas do Geração Consciente encontram-se no I Módulo e recebem aulas sobre o funcionamento da sociedade e direitos do consumidor. Na etapa seguinte, eles serão os professores replicando para outros alunos os conhecimentos recebidos. Cada monitor trabalhará com pelo menos três alunos.

Mateus da Silva Gomes, 16 anos, também estudante da Escola Cônego Hartmann cursa a 1ª série do segundo grau, se diz muito satisfeito com o curso: “tenho mais amizades, considero estar evoluindo com mais conhecimentos”. O Geração Consciente trouxe mais informações para o jovem: “trocamos telefones com os professores, mantemos contato, é bom estar com todo mundo, compartilhar”. E vai além “eu conhecia o básico. Aprendemos sobre leis, garantias, produtos”. Sobre a bolsa-auxílio comenta que “o dinheiro que eu mesmo consegui, com o meu esforço. Agora eu vou batalhar por mais cursos e mais projetos”. “Está sendo bem produtivo”, afirma o monitor Vagner Von Diemen, 23 anos, estudante de Direito e bolsista da UniRitter. “A possibilidade de trocar conhecimentos com pessoas da comunidade que também trazem seu próprio conhecimento é muito gratificante”, salienta.


Jeanice Ramos

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário