Alunos, conselheiros tutelares, guardas municipais, professores, diretores de escolas, supervisores e orientadores estiveram reunidos nesta quarta-feira, dia 30, no I Fórum Municipal de Prevenção à Violência Escolar, realizado no salão de atos do UniLasalle A iniciativa partiu da ação conjunta das Secretarias Municipais de Segurança Pública e Cidadania e Educação de Canoas.
Na solenidade de abertura estiveram presentes Beth Colombo, prefeita em exercício; Eduardo Pazinato, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania; Almiro Gehrat, coordenador da Juventude, o secretário municipal de Educação, Paulo Ritter, o delegado Edilson Chagas Paim e o delegado Pacífico.
O evento propõe a construção de uma cultura de paz, com foco na diminuição das agressões e práticas violentas que ocorrem tanto na comunidade escola, quanto no entorno das escolas públicas municipais. Visa uma maior integração entre alunos, pais, professores, guardas municipais e demais trabalhadores municipais da área da educação reunidos no âmbito das Comissões Internas de Prevenção à Violência na Escola, as CIPAVE’s.
O secratário de segurança com cidadania de Canoas, Eduardo Pazinato, apresentou uma pesquisa de vitimização desenvolvida em 2008, onde 1315 adultos e 253 adolescentes foram ouvidos. Sendo que na entrevista 15% admitiram já ter sofrido agressão física e isso inclui fatos eventualmente ocorridos na entrada e na saída da escola, bem com 21,49 relataram ter sofrido humilhação, assim com 15,93% sofreram algum tipo de furto ou roubo. Pazinato explicou que este quadro já sofreu alterações, tendo em vista que diversas ações foram implantadas em 2009.
Simone Ruduit, socióloga, palestrante, mostrou-se agradavelmente surpresa em função dos gestores públicos estarem falando em políticas públicas, e não apenas em práticas de prevenção, por considerar que através da prevenção integrada à políticas públicas podemos visualizar ações futuras para o município de Canoas.
No período da tarde foi formada uma comissão de representantes para definir o II Fórum Municipal de Prevenção à Violência Escolar, que será provavelmente, em setembro.
Jeanice Ramos
ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras
Nenhum comentário:
Postar um comentário