quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Comunicação Cidadã é apresentado no Sindicato dos Jornalistas


Foto: Arfio Mazzei


O secretário Alberto Kopittke, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, esteve em visita ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, na manhã de quarta-feira (11) onde conversou com o vice- presidente eleito, Milton Simas, para apresentar o projeto Comunicação Cidadã – Agência da Boa Notícia Guajuviras, bem como buscar parceria para um Fórum de Segurança Pública a ser realizado no espaço Guajuviras, em novembro, reunindo comunicadores, setoristas de segurança pública, alunos do projeto Comunicação Cidadã e redes sociais.

O Comunicação Cidadã é um dos 12 projetos do Programa de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, que está sendo implantado no bairro Guajuviras. Tem como objetivo promover ações de prevenção à violência por meio de oficinas de comunicação cidadã e despertar para o direito à informação, através de notícias positivas do bairro. Os participantes receberão capacitação nas áreas de produção de conteúdo em Videodocumentário, Internet, WebTV, RádioWeb, além de oficinas de Fotografia, Comunicação Cidadã e Práticas e Produção Jornalística, para atuarem como comunicadores; dezessete professores da Unisinos darão as oficinas.

Para o secretário Kopttike o papel da mídia na segurança pública é um tema que vem sendo tratado, mas sem a devida relevância, “a construção do fórum, utilizando a própria estrutura da agência vai possibilitar uma mudança de estratégia”.
Simas colocou o sindicato à disposição do fórum para que este seja um passo para tirar o estigma de violência ligado ao bairro Guajuviras “tem que fazer muito para reverter este quando e para isso somos parceiros”, afirmou. “A idéia é que jovens transitem por todos os programas Pronasci para que façam a divulgação das notícias, queremos potencializar as redes sociais. O ideal é propiciar esse espaço utilizando as novas tecnologias e tendências mundiais de comunicação, seja através do orkut, facebook, twitter, MSN, flicker, fotolog, e outros blogs”, explica a jornalista e coordenadora do projeto Andrea de Freitas.

Jovens entre 15 e 24 anos podem tornar-se comunicadores cidadãos da Agência da Boa Notícia do Território de Paz (ABNG), são 240 vagas para adolescentes moradores no Guajuviras, as inscrições serão feitas até o dia 30 de agosto. A Agência da Boa Notícia Guajuviras funcionará em um espaço localizado próximo a rótula do Guajuviras, na Avenida Boqueirão, 3367, contando com estúdios profissionais de RádioWeb, TVWeb e salas de oficinas equipadas com computadores, microfones, câmeras fotográficas e filmadoras. As oficinas serão oferecidas nas manhãs e tardes, de segunda-feira à quinta-feira. Ao final do curso o aluno receberá certificado pelo Pronasci, Prefeitura de Canoas e Unisinos.

A inauguração da Observatório de Comunicação Cidadã de Canoas - Agência da Boa Notícia Guajuviras está prevista para o mês de setembro.


Jeanice Ramos

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário