
Foi um momento emocionante para todos os que estavam presentes na cerimônia de formatura das duas primeiras turmas de Mulheres da Paz, que aconteceu segunda-feira, 9, no CAIC. Prestigiaram o evento o prefeito municipal, Jairo Jorge; a vice-prefeita Beth Colombo; o secretário adjunto Eduardo Pazinato, da coordenadora nacional dos projetos Pronasci Mulheres da Paz e Protejo, Neusa Müller, o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Alberto Kopttike; Rúbia Abs da Cruz, coordenadora geral da Themis; Aparecida Lopes, coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Elisiane Pasini, coordenadora adjunta da Themis e Télia Negrão, paraninfa das turmas. Com o CAIC totalmente lotado, 71 mulheres receberam, uma a uma, o seu diploma, sendo que para algumas delas esse é o primeiro de sua vida. Em um curso de capacitação de cinco meses, tiveram conteúdos de direitos humanos, juventude, estatuto da criança e do adolescente, lei Maria da Penha, aprenderam a mediar conflitos, com o objetivo de reduzir a violência.

Em sua fala, o prefeito Jairo Jorge salientou que “vocês receberam conhecimentos, idéias para lançar na nossa terra a semente de paz. Persistência e coragem fazem com que vocês não desistam, com a missão de transformar Canoas uma cidade da paz. Um novo caminho de segurança, uma cidade que a gente se orgulhe de andar nas ruas”.
Eufóricas pela conquista, o sentimento geral das formandas era estarem aptas a dar continuidade ao trabalho junto à comunidade, estabelecer trocas e buscar a tão sonhada paz no Guajuviras. Télia Negrão, paraninfa das turmas, exaltou “façam a paz, mas façam com rebeldia, desafiem, digam não!”
Jeanice Ramos
Fotos: Ireno Jardim
ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras
Nenhum comentário:
Postar um comentário