terça-feira, 10 de agosto de 2010

Formam-se as duas primeiras turmas de Mulheres da Paz



Foi um momento emocionante para todos os que estavam presentes na cerimônia de formatura das duas primeiras turmas de Mulheres da Paz, que aconteceu segunda-feira, 9, no CAIC. Prestigiaram o evento o prefeito municipal, Jairo Jorge; a vice-prefeita Beth Colombo; o secretário adjunto Eduardo Pazinato, da coordenadora nacional dos projetos Pronasci Mulheres da Paz e Protejo, Neusa Müller, o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Alberto Kopttike; Rúbia Abs da Cruz, coordenadora geral da Themis; Aparecida Lopes, coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Elisiane Pasini, coordenadora adjunta da Themis e Télia Negrão, paraninfa das turmas. Com o CAIC totalmente lotado, 71 mulheres receberam, uma a uma, o seu diploma, sendo que para algumas delas esse é o primeiro de sua vida. Em um curso de capacitação de cinco meses, tiveram conteúdos de direitos humanos, juventude, estatuto da criança e do adolescente, lei Maria da Penha, aprenderam a mediar conflitos, com o objetivo de reduzir a violência.



Em sua fala, o prefeito Jairo Jorge salientou que “vocês receberam conhecimentos, idéias para lançar na nossa terra a semente de paz. Persistência e coragem fazem com que vocês não desistam, com a missão de transformar Canoas uma cidade da paz. Um novo caminho de segurança, uma cidade que a gente se orgulhe de andar nas ruas”.
Eufóricas pela conquista, o sentimento geral das formandas era estarem aptas a dar continuidade ao trabalho junto à comunidade, estabelecer trocas e buscar a tão sonhada paz no Guajuviras. Télia Negrão, paraninfa das turmas, exaltou “façam a paz, mas façam com rebeldia, desafiem, digam não!”

Jeanice Ramos

Fotos: Ireno Jardim

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário