quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Correio do Povo: Território da Paz mostra resultados no Guajuviras

02/08/2010 | Correio do Povo | Geral | p. 18 | Positiva

Os assaltos, arrombamentos e homicídios aos poucos deixam de fazer parte do cotidiano do bairro Guajuviras, em Canoas. Os moradores da área, que sempre figurou entre as mais perigosas do município e da região Metropolitana, começam a conviver com a redução dos índices de criminalidade. As mudanças são reflexo de o populoso bairro, que concentra cerca de 70 mil habitantes, ter se tornado o 9 Território da Paz do Brasil. Os comerciantes já não atendem aos clientes protegidos por grades, como ocorria no passado.

Estatísticas da Brigada Militar, da Polícia Civil e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania mostram que o bairro passou um período de 52 dias - entre abril e junho - sem registrar homicídios. O Observatório de Segurança Pública de Canoas apurou redução de 37% nos assassinatos ante igual período de 2009. As iniciativas custeadas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) são voltadas aos jovens em situação de vulnerabilidade, agentes ou vítimas da violência, ou que tenham passagem pelo crime.

O comerciante João Azevedo, 52, estabelecido na avenida 17 de Abril há dez anos, revelou que hoje abre as portas do estabelecimento sem medo. "Agora não tem mais assaltos. Está bem melhor. Há muitos PMs nas ruas", observou. A vendedora Sandra Monteiro, 50, admitiu que não apostava nos resultados do Território da Paz. Moradora do bairro há 20 anos, revelou que pela primeira vez não sai de casa acompanhada pelo medo. "Esse é o momento mais tranquilo desde que vim morar no Guajuviras", frisou.

Neste mês, também começam a atuar as cerca de 90 lideranças comunitárias que realizam capacitação no Projeto Mulheres da Paz, com o objetivo de mediar conflitos na comunidade. E a partir de hoje, 400 jovens iniciam formação especial, com ênfase para as áreas de direitos humanos, arte, cultura e inclusão social. Como incentivo, todos receberão auxílio de R$ 100,00. Também já começaram os trabalhos de mediação de conflitos com a comunidade por meio do Programa Justiça Comunitária. O objetivo é evitar que uma simples discussão entre vizinhos vá parar na Justiça.


FONTE: Jornal Correio do Povo, http://www.correiodopovo.com.br/Busca/?Texto=Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário