sábado, 15 de janeiro de 2011

Guajuviras ganha sua 3ª turma do Mulheres da Paz





Elas estão prontas para saírem às ruas, e transformar o local onde escolheram para viver. Na noite desta quinta-feira, 13, a Prefeitura de Canoas formou a 3ª turma de Mulheres da Paz, do Território de Paz/Guajuviras. A solenidade aconteceu no ginásio do CAIC, na avenida 17 de Abril, no bairro Guajuviras. São 36 novas multiplicadoras da paz. Junto com outras duas turmas anteriores, formam um grupo de 107 mulheres. Durante cinco meses aprenderam sobre seus direitos, acesso à justiça, leis e aulas de informática.

A missão do mais recente grupo de Mulheres da Paz foi reafirmada pelo prefeito Jairo Jorge. “Na rua muitas vezes encontramos a guerra e o caminho para combater a violência é a paz”, disse. O prefeito destacou que as Mulheres são conhecedoras de seus direitos, garantidos pela lei, e que dão a garantia da manutenção de uma vida de oportunidades. “Vocês levam a semente da igualdade, justiça e paz ao solo fértil da esperança. Não existe segurança sem cidadania”, completou.



107 MULHERES


Com a recém formada turma, o Território de Paz/Guajuviras já possui 107 Mulheres da Paz. O resultado do engajamento já começa a mostrar resultados.”Com os trabalhos de panfletagem, orientação e multiplicação do conhecimento, muitas mulheres vítimas de violência ou com problemas na família já estão procurando as Mulheres da Paz para orientações”, disse a educadora popular e Promotora Legal Popular Luciana Jardim, moradora do bairro e que acompanha o trabalho na Casa das Mulheres.

As envolvidas conhecem bem o território onde atuam. Enquanto esperava na fila para receber seu certificado, a dona de casa Noseli Garcia, 51 anos, tinha a determinação como companheira. “O projeto é muito importante para a comunidade, pois ajuda a reverter uma situação e a imagem de nossa comunidade”, falou. Além das mulheres, os jovens são o alvo de Noseli. “Sempre gostei de trabalhar pela minha comunidade”.

O Secretário de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, lembrou da mudança, da transformação que as Mulheres são capazes de promover com seu trabalho. “Somos todos protagonistas nessa luta de afirmação dos direitos humanos para a construção de uma Canoas da Paz”, afirmou.

Também participaram da solenidade o subprefeito da região Nordeste, Francisco da Mensagem; a Coordenadora de Políticas para as Mulheres da Prefeitura, Maria Aparecida Flores; o secretário adjunto de Segurança Pública e Cidadania, Túlio Moreira; a representante da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher, Yara Regina Stockmans e a Coordenadora Geral da ONG Themis, Rubia da Cruz.


O PROJETO


O projeto Mulheres da Paz têm como principais objetivos contribuir com a redução das violências na comunidade, com a construção de alternativas socioculturais junto às juventudes e com o enfrentamento às violências contra as Mulheres, dialogando e articulando ações do Território de Paz Guajuviras. Todas são moradoras do Território de Paz Guajuviras, pertencem preferencialmente às redes de parentesco e sociais dos jovens com perfil PRONASCI e possuem renda familiar de até dois salários mínimos. Durante 5 meses elas passaram por um curso de educação jurídica popular, sendo capacitadas em temas como Direitos Humanos, Direitos Humanos das Mulheres, mediação de conflitos, juventudes, acesso à justiça, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Maria da Penha, entre outros. Agora, passado o curso, elas atuarão em suas comunidades e receberão uma bolsa no valor de R$ 190,00 mensais.


Matéria do jornalista Jesiel B. Saldanha, publicada no site da Prefeitura de Canoas.


Fotos: Paula Vinhas, Secom de Canoas

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário