quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Encontro entre projetos Pronasci







Na última sexta-feira, 28, foi realizado evento de balanço das ações públicas no Território de Paz/Guajuviras, em frente à casa da juventude. Grande parte dos integrantes dos projetos participou do encontro. Entre eles estavam Mulheres da Paz, repórteres-cidadãos da Agência da Boa Notícia Guajuviras, jovens do Protejo, Justiça Comunitária e Geração Consciente. A prestação de contas do governo de Canoas também contou com a presença de autoridades locais como a vice-prefeita, Beth Colombo, e o secretário de segurança pública e cidadania Eduardo Pazinato. Durante o discurso de abertura do evento, a vice-prefeita explicou que é obrigação dos gestores públicos prestar contas à população sendo esse o maior motivo para que se trabalhe mais e bem. "Não é fácil estar nas ruas e montar uma tenda para colocar o Prefeitura na Rua todos os sábados, mas é prazeroso estar junto a vocês, que são nossa inspiração e a razão do nosso trabalho”, nota Beth.

O evento, que durou cerca de uma hora e meia, foi realizado com o propósito de informar as pessoas sobre a gestão de 2010 e também divulgar o inicio das inscrições para que novos jovens se integrem ao projeto Pronasci Protejo. Participantes dos demais projetos no Território de Paz aproveitaram para confraternizar, trocar experiências e conversar sobre o que já melhorou e o que ainda pode melhorar no bairro. Os meninos do Protejo demonstraram habilidade com seus malabarismos no intuito de chamar a atenção das pessoas que passavam por ali. O ano de 2010 finalizou com conquistas importantes. Todos os projetos que iniciaram em 2010 terão continuidade em 2011 e serão potencializados com ações comunitárias integradas.

Balanço de Ações

Agência da Boa Notícia Guajuviras

Jovens de 15 a 24 anos, se transformaram em jornalistas cidadãos. Desde 15 de dezembro, o Guajuviras conta com 33 jornalistas-cidadãos atuando como veiculadores de boas notícias no seu bairro.


Justiça Comunitária
Fez mediações de conflitos e concedeu assistência jurídica aos moradores do bairro.

507 atendimentos

21 mediadores formados

Protejo
Na realização da primeira parte do projeto foram oferecido conhecimento em três áreas sendo elas: direitos humanos, arte e cultura e também inclusão digital.

223 jovens participaram

Mulheres da Paz

As mulheres foram capacitadas para atuar como pacificadoras.

107 mulheres formadas

Geração Consciente
Foram formados educadores populares sobre direitos dos consumidores.

48 educadores formados e 115 jovens empregados após o curso

Texto: Ana Paula Santos e Janice Brito, jornalistas-cidadãs da Agência da Boa Notícia Guajuviras.

Nota: Além de Ana Paula e Janice Brito, a atividade de cobertura do evento contou com as presenças dos seguintes jornalitas-cidadãos: Bruno Fernandes, Gabriel Moraes, Lucas Mendes, Taynara Amaral, João Fernado Krüger, Andrei Casagrande, Francielle Machado, Stefani Sanches, Mateus Gaudêncio, Danyelle Silveira. A atividade fez parte da formação dos jovens e foi acompanhada pela jornalista Andrea de Freitas, coordenadora-geral do projeto da ABNG.

Fotos: Ana Paula Santos, jornalista-cidadã da ABNG.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário