quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Território de Paz: sementes que brotam

“É o seguinte gurizada, vamos se envolver, vamos pegar o microfone e falar”.



O comando era de Ricardo Oliveira, que na manhã desta sexta-feira, 28, orientava seus alunos da oficina de rádio comunitário para “irem a campo” atrás de boas histórias, durante o ato de prestação de contas da gestão municipal, realizado no bairro Guajuviras. Em torno de Ricardo, acadêmico de Ciências Sociais, um grupo de jovens na faixa dos 15 anos aguardava as instruções para “ir a campo” atrás de boas histórias. Conforme ele, a atuação dos jovens no Território da Paz envolve a divisão de equipes em duas frentes: agitador comunitário e agitador cultural.



O caráter especial do momento era o lançamento da Rádio Poste, uma das iniciativas resultantes do aprendizado em equipe. “Estamos propiciando esses contatos para eles, graças a estrutura que dispomos e ao corpo de educadores, que é muito bom”, explica, Ricardo, antes pedir licença para dar as instruções finais sobre a produção de pauta a repórter Taiane Nunes, uma das repórteres cidadãs formadas na Agência da Boa Notícia Guajuviras (ABNG). “Isso me faz bem”.

O Pronasci, que envolve 18 projetos sociais – dos quais 12 foram aprovados e implantados no Território de Paz Guajuviras –está garantindo, não só a inclusão social de centenas de moradores daquele bairro e arredores, como também, ampliando o interesse e o envolvimento desses jovens, rumos a uma profissionalização. “Além de ajudar a mostrar o que existe de bom na comunidade, eu ajudo a mim mesmo, porque isso me faz bem”, diz Mateus Oliveira, 16 anos, um dos contemplados. “Meu tio era radialista, e eu acompanhava ele desde muito pequeno”, diz.
Entre os colegas, Mateus se sobressai por ter assistido a todas as oficinas da ABNG e do PELC (Programa de Esporte e Lazer), outra das frentes do PRONASCI. “Quando surgiu essa oportunidade, vi nela uma chance de meu futuro, e estou aproveitando o que posso”, conta.



Para o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, uma das razões dos bons resultados dos projetos desenvolvidos no Território da Paz tem a ver com a inter-relação existente com outras instituições e entidades. “Especialmente nessa nova fase, em que estamos potencializando o projeto na ação comunitária, desencadeamos um trabalho em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, com escolas, com a Brigada Militar, além de projetos em parceria com várias secretarias”, explica.

Cultura e Multimídia


Enquanto Diego fala, próximo dele um ator, caracterizado de palhaço, ensina técnicas de malabarismo para outro grupo de jovens, integrantes do grupo de “agitadores culturais” no Projeto. “Nosso trabalho envolve as várias modalidades de teatro, e também faremos uma intervenção com um circo-teatro”, diz o educador e ator circense Paulo Stumer.



Mais ao lado, outra “repórter cidadã”, com seu colega cinegrafista, entrevista os presentes, conforme uma pauta definida previamente. A formação multimídia dos repórteres cidadãos envolve, além de rádio e TV, conhecimentos sobre tecnologias digitais. “É uma experiência bem proveitosa, além de uma boa oportunidade para, quem sabe, termos uma chance no mercado”, considera Ana Paula, 17 anos, enquanto faz o foco na câmera fotográfica em punho Conforme a coordenadora da ABNG, os jornalistas cidadão, mesmo aos formados, prosseguem produzindo e participando das atividades interessantes para eles. “Uma forma de reforçar a formação e prosseguir a prática”, explica.





A perspectiva de profissionalização, uma das possibilidades consideradas nesse projeto, também começa a se concretizar. “Já temos formados pela ABNG atuando em uma rádio, por meio de uma parceria”, ilustra. Conforme Andréa, as atividades culturais com a comunidade passam a ser uma das tônica a partir desse ano.

Inscrições e informações


Para os jovens interessados em se inscrever no Protejo, as inscrições estão abertas até o dia 17 de fevereiro. A ABNG deve também lançar o edital de inscrições, logo após esse período. Mais informações, no site da Prefeitura de Canoas (www.canoas.rs.gov.br) ou do Território de Paz Guajuviras (http://guajuvirasterritoriodepaz.blogspot.com/).

Texto de Ronaldo Botelho, publicado no site da Prefeitura de Canoas.

Fotos: Jornalistas-cidadãos da ABNG.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário