segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Muamba no Guajuviras: a alegria contagiou a população

Pouco antes das 20 horas deste domingo, um fiscal de trânsito da Prefeitura Municipal ergue o braço e faz sinal de “Pare”, bem em frente à pista de acesso ao bairro Guajuviras na avenida 17 de Abril. Aos que vinham da rótula, a orientação era para que transitassem em vias paralelas. O movimento na pista era maior do que a presença do fiscal. Guardas Municipais, uma ambulância estacionada. Nas ruas as pessoas começam a se aproximar. Alguma coisa aconteceu? Talvez uma batida ?

A batida, essa, que contagia ao som de tamborins, caixas e bumbos, explicava o que se iniciava. Estava começando a demonstração artística dos carnavalescos do bairro. A muamba reuniu as escolas Nossas Raízes e Unidos do Guajuviras. Para ver os artistas do povo, a população saiu de casa e aos poucos foi inflando a avenida. No corredor, passistas, porta-bandeiras, mestres-salas e bailarinas. Em seus postos, não apenas dançavam, mas distribuiam alegria em sorrisos sinceros, em passos ensaiados, no esforço de um trabalho que contagiava pela dedicação apresentada. A arte é coisa séria, assim como o resultado de anos de treino e paixão pelo que se faz.


A descida da avenida em direção ao bairro teve o acompanhamento de carro de som, baterias afinadas no ritmo cadenciado do samba, que tirava as pessoas do lugar. Eram poucos os que não batiam a mão acompanhando a batucada. A corte do Carnaval de Canoas 2011 estava lá. Sentiram de perto a empolgação da comunidade.


Mãe e filha, Maria Eloisa Ferreira, 42 anos, e Dienifer Martins Ferreira, 20, estão juntas há 10 anos na escola Nossas Raízes. A mãe é porta estandarte e a filha, ocupa o 2º posto na mesma função. Durante o trajeto da Muamba, elas abriram o caminho para o Carnaval na região. Reverenciadas em seus belos vestidos, dançaram, riram e suaram. Mas cumpriram sua missão, de apresentar parte do show de sua escola no palco da avenida 17 de Abril. A muamba não foi apenas um ensaio, foi um convite, para que a população assista ao grande espetáculo. Este sim, preparado para ser apresentado na pista de eventos do Parque Eduardo Gomes, nos dias 6 e 7 de março. Até lá, a lembrança da alegria que desceu ladeira, numa noite de domingo do bairro Guajuviras. O Carnaval na Paz de Canoas 2011 é realizado pela Associação da Liga das Escolas de Samba de Canoas (LESC), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Canoas.

Texto de Jesiel B. Saldanha, pulicado no site da Prefeitura de Canoas.
Fotos: César Barbosa

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Um comentário: