quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Incrições do Protejo encerram com prestação de contas e festa



Moradores do bairro Guajuviras que estivessem passando pela rua onde está situada a sede das Mulheres da Paz por volta das 17h30min puderam prestigiar momento de alegria e euforia. Diferente de outras reuniões organizadas no no Território de Paz para discutir e avaliar resultados de projetos, a terça-feira, 22, foi marcada pela comemoração. Os jovens do Protejo e as Mulheres da paz celebraram o sucesso da integração entre os projetos para as inscrições da segunda etapa do Protejo.

De um total de 392 jovens inscritos, 115 foram encaminhados pelas Mulheres da Paz e 60 pelo Núcleo de Justiça Comunitária. O evento começou com um diálogo que avaliou o quão importante foi a integração dos projetos e divulgou os resultados obtidos, o que resultou em uma grande festa de confraternização. Ao som de tambor e bumbo, o educador de música do Protejo, John, organizou uma ciranda com aproximadamente 60 pessoas que estavam presentes e em ritmo de Maracatu (ritmo musical Afro-brasileiro, usado nas comemorações ao norte do país). O jovem entoou “Eu vou pra Olinda ver o farol que tem lá” e instigou a todos para completar com suas vozes e passos organizados em roda.

Ele destaca que “não há nada melhor do que os brasileiros produzirem e reproduzirem as suas próprias obras”. A educadora de teatro Roberta Darkiewicz ressalta a importância destas integrações: “A união destes projetos PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania) é que consolida um bom Território de Paz”. A festa foi encerrada com jovens e mulheres cantando e dançando a composição de Gonzaguinha, Eterno Aprendiz, que reflete a esperança dos brasileiros e, também, dos guajuvirensses nos versos “Eu sei, eu sei que a vida devia ser bem melhor e será...”. É o começo de uma nova realidade para a comunidade que busca viver sem ter a vergonha de ser feliz e está se tornando cada vez mais um farol, um exemplo de um Território de Paz que dá certo.

Balanço do PROTEJO

:: Total de inscrições: 392 - 156 no turno Manhã e 236 no turno Tarde
:: Vagas disponíveis: 176 - 75 vagas para o turno da Manhã e 101 vagas para o turno daTarde (Todos os inscritos que não forem selecionados neste edital ficam em lista de espera).

Texto: Janice Brito, 17 anos, jornalista-cidadã da ABNG

ABNG – Agência da Boa Notícia Guajuviras


Nenhum comentário:

Postar um comentário