terça-feira, 3 de maio de 2011

RS e municípios firmam Pacto de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em Canoas

O Rio Grande do Sul, representado pelo governador Tarso Genro e 49 municípios, entre os quais Canoas, representados pelos prefeitos, assinaram na tarde desta terça-feira, em Canoas, o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O evento, que teve a participação de centenas de pessoas, ocorreu em frente à Casa das Mulheres da Paz, no bairro Guajuviras.
No final de 2009, 105 municípios gaúchos assinaram o termo de cooperação técnica para aderir ao Pacto, como parte da programação do Fórum Estadual sobre Políticas para as Mulheres, em Porto Alegre. A formalização do termo aditivo, no entanto, dependia da adesão do Estado. Os demais receberão o documento para assinatura posterior.

Referência

Em sua manifestação, Tarso afirmou que o Rio Grande do Sul estava devendo essa atitude ao país “e foi preciso um homem assumir o governo para fazê-lo”. Destacou, ainda, que a experiência do Pronasci no Guajuviras é referência nacional e, por isso, o bairro tem uma grande responsabilidade, especialmente pela prática das Mulheres da Paz.

O prefeito Jairo Jorge lembrou que o governador havia prometido, na campanha, assinar o Pacto naquele local, o que foi cumprido “para orgulho de todos os gaúchos e gaúchas”. Ele relacionou o avanço da representatividade feminina na política, citando o exemplo da eleição da presidente Dilma Roussef, mas observou que há muito espaço a ser conquistado. O prefeito comentou que não só as fogueiras calaram as mulheres, mas também a violência no silêncio dos lares.

Para a ministra chefe a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, os números da violência contra as mulheres no RS são significativos e “não coerentes com o seu desenvolvimento econômico e social”. Ela acredita que se o Pacto fosse firmado antes, as vidas de muitas gaúchas poderiam ser poupadas. Assim como todas as autoridades que se manifestam, Iriny defendeu a ampliação das redes que atuam na prevenção à violência e no cuidado às vítimas.


Participaram do evento, entre outras autoridades, a secretária de Políticas para as Mulheres do RS, Márcia Santana; a vice-prefeita Beth Colombo, a representante da Assembleia Legislativa, deputada Ana Affonso, representantes do Judiciário, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, as primeiras-damas do Estado, Sandra Genro, e de Canoas, Thais Pena, vereadores, deputados, líderes comunitários e integrantes de entidades de mulheres. A cantora canoense Luciane Milan interpretou os hinos nacional e Rio-grandense.

Matéria publicada no site da Prefeitura de Canoas.

Foto: Ireno Jardim.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário