quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Agência da Boa Notícia Guajuviras: primeira turma de jornalistas-cidadãos de Canoas está formada






A grande notícia desta quarta-feira, 15, estampada na capa do jornal, foi a formatura da primeira turma do projeto jornalistas-cidadãos do Guajuviras. A solenidade aconteceu no CAIC, junto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Erna Wurth, e emocionou os formandos, familiares e convidados. No final da cerimônia, a edição extra do Jornal da Boa Notícia, produzido pelos jovens, foi distribuído. Na capa, a foto de cada um dos 33 jovens.

Foram quatro meses de aprendizado em oficinas oferecidas pela Agência da Boa Notícia Guajuviras – ABNG – com formação em: Comunicação Cidadã, Webdocumentário, WebTV, Rádioweb, Fotografia, Internet e Práticas Jornalísticas.

O projeto contou com a participação da Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania de Canoas, o Pronasci, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e Unisinos. As oficinas foram desenvolvidas com a participação de dezessete professores da área de comunicação da Universidade.

Os integrantes do projeto, com idade entre 15 e 24 anos, tornam-se a primeira turma de jornalistas-cidadãos do Guajuviras – Canoas, que trabalharam ao longo de quatro meses, além de conceitos de comunicação cidadã, tecnologias para produzir e disseminar conteúdos.

Em sua fala, o prefeito Jairo Jorge, que é jornalista por formação, destacou a função dos repórteres. “O jornalista tem que semear boas histórias e vocês encontram coisas bonitas no bairro Guajuviras, A violência, que muitas vezes ganha destaque nas páginas de jornais, pode ser enfrentada”, disse.

O secretário adjunto de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazzinato, afirmou que a formatura da primeira turma do projeto jornalista-cidadão, era a concretização de um sonho que se afirmou na prática. “A formatura dá início a uma nova fase, onde homens e mulheres estão juntos para a transformação de um mundo desigual”. O professor da Unisinos e também do projeto, Léo Nunez, falou dos desafios, da nova didática, da nova forma de abordar o conteúdo.

A alegria da certificação, também incentivou os jovens. As formandas Amanda Stefani, 14 anos e Marilaine dos Santos, 17, já pensam em cursar uma faculdade. Gostei muito do que aprendi aqui”, disse Marilaine.

A vice-prefeita Beth Colombo também participou do evento de formatura, assim como a Coordenadora do Programa de Pós Graduação de Comunicação da Unisinos, professora Christa Berger e a coordenadora do projeto, Andréa de Freitas.


Texto de Jesiel B. Saldanha e Taís Dal Ri, publicado no site da Prefeitura de Canoas


Fotos: Paula Vinhas

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário