quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Jornalistas-Cidadãos visitam a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Canoas pela primeira vez






O bairro Guajuviras, considerado Território de Paz, tem sido o grande privilegiado pelos programas de segurança pública. Diversos cursos, oficinas e locais de atendimento à comunidade, com o incentivo do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (PRONASCI), tem ajudado a melhorar ou transformar a vida de muitos jovens. Entre eles, a Agência da Boa Notícia Guajuviras (ABNG), que formou recentemente 33 jornalistas-cidadãos, já estão colocando a mão na massa. Na tarde desta segunda-feira, 20, uma equipe formada por sete jornalistas-cidadãos e as coordenadoras do projeto, Andrea de Freitas e Jeanice Ramos, foram conhecer a secretaria de segurança pública.

Na primeira etapa da visita, os jornalistas-cidadãos conheceram o quartel general da Guarda Municipal (GM), acompanharam todo o processo administrativo, desde escalas, organogramas, eventos até o despacho de viaturas. O guarda Carvalho comenta que ali eles têm acesso a todas as informações que necessitam. E quem trabalha em frente ao computador sentado o dia inteiro, pode desfrutar da Sala de Convivência com direito a sofás, televisão e cafezinho. A cada hora trabalhada se tem direito a dez minutos na Sala de Convivência, e quem mais desfruta deste espaço são as pessoas que trabalham na Sala Integrada de Monitoramento, apresentada aos jovens como a sala mais moderna do estado, pela guarda municipal Catiuscia Picoral. Nesta sala se têm acesso a todas as câmeras instaladas em canoas (75 câmeras em bairros e centros e 24 câmeras nos parques públicos da cidade), GPS, audiomonitoramento (identificador de disparos), a mais nova tecnologia de biometria facial, capaz de reconhecer foragidos quando estiverem andando pelas ruas, e está sendo trabalhada a OCRR (sistema de detectação de placas de veículos). O programa Canoas mais Segura foi que possibilitou toda esta tecnologia de ponta , nota a GM Picoral.

O coordenador do Observatório de Segurança Pública, Rafael Dal Santo, foi quem apresentou este espaço, onde trabalham quatro cientistas sociais, dois estagiários de geografia e um de sociologia. Estas pessoas desenvolvem pesquisas que auxiliam e ajudam a compreender o funcionamento da segurança pública no município, expõe suas avaliações sobre os projetos, e ajudam a tomar decisões que possam melhorar a segurança pública, como o GGI (Gabinete de Gestão Integrada), um espaço onde as pessoas ligadas diretamente à segurança de canoas (Guardas, Policiais, Seguranças) se reúnem para discutir questões de segurança pública, e participam de diversas oficinas para melhorar sua qualidade de vida e o atendimento à comunidade. A Diretoria de Política de Segurança e Informação é quem coleta todos os dados para repassar ao Observatório.

Todos os projetos realizados em canoas passam pela Diretoria de Planejamento Orçamento e Gestão, onde todos os gastos são avaliados e contabilizados. Eles são os responsáveis pelas aquisições, licitações, contratações e infraestrutura. Aproximadamente R$ milhões de reais foram investidos só no Território de Paz Guajuviras, comenta o diretor administrativo da secretaria, Rodolfo Castro. "Eles projetam e nós avaliamos o que pode ser colocado em prática", finaliza Castro. Para encerrar a visita os jovens elaboraram uma entrevista exclusiva com o secretário de segurança pública Alberto Kopittke.







Entrevista exclusiva com o secretário de segurança de Canoas, Alberto Kopittke

O secretário de segurança pública, Alberto Kopittike, está neste setor há três anos e recebeu os jornalistas-cidadãos com muita disposição e bom humor. Ouviu todas as perguntas referentes à segurança do bairro Guajuviras e fez questão de respondê-las com muita coerência. Acompanhe.

Jornalistas-Cidadãos – Secretário, sabemos que muitos projetos foram concretizados neste ano, mas há ainda alguns projetos que não saíram do papel?
Secretário - Este foi um ano de realizações de vários projetos montados em 2009, conseguimos alcançar muitos jovens da comunidade, e já houve uma redução nos índices de roubo e homicídios. Aproximadamente 25 vidas foram poupadas. Foram 12 projetos para o Território de Paz Guajuviras, 11 já estão concretizados e a Praça da Juventude estará pronta em 2011. Não esquecendo dos programas de iluminação pública e saneamento básico. Foi realmente um ano de muitas conquistas para a comunidade.

Jornalistas-Cidadãos - E como está a situação do presídio que será construído no bairro, os moradores aceitaram com facilidade?
Secretário - O presídio foi um acordo feito entre o prefeito Jairo Jorge e a atual governadora de criar um presídio que possa servir de modelo para o estado em questão de segurança e tecnologia. Algo especializado para que as pessoas que passarem por lá sejam tratadas como gente e saiam melhor do que entraram, não pior. A população foi conscientizada de que com um presídio por perto a segurança ao redor será muito reforçada, e isto trará benefícios à comunidade. Antigamente ninguém queria morar perto de hospitais porque diziam que iria atrair doença, mas agora todos querem um hospital por perto, ou seja, as pessoas vão percebendo que são bens necessários à comunidade.


Jornalistas-Cidadãos - Quais os projetos previstos para 2011?
Secretário - Queremos primeiramente concretizar a Praça da Juventude e aprimorar a integração da comunidade com a polícia comunitária, uma nova maneira de convivência, onde ambos se conhecem. Trabalhando juntos podemos criar grandes símbolos de união em todo o estado, mantendo todos os projetos realizados até agora. Pretendemos criar uma delegacia especializada em investigação de homicídios, para não haver mais tantos casos arquivados e investigações trancadas. Foi aprovado um projeto de isenção de impostos para grandes empresas, o que transformará o bairro Guajuviras em um grande centro empresarial. O Guajuviras vai ser o grande modelo de segurança pública a ser aplicado em todo o estado do Rio Grande do Sul.

Jornalistas-Cidadãos - Se você pudesse avaliar em conjunto todos os trabalhos realizados neste ano, que nota você daria de 1 a 10?
Secretário - É complicado fazer uma avaliação de nós mesmos, na escola os alunos sempre se dão nota dez em auto avaliação para passar de ano. O que eu poderia avaliar é a equipe que se envolveu com os projetos, para estes eu daria nota 10, aos seus coordenadores e pessoas que se esforçaram para colocar em prática todas as propostas, a Guarda Municipal que interagiu com os projetos, e principalmente ao apoio que o Prefeito tem dado às questões de segurança pública, são poucas as autoridades municipais que participam das questões de segurança pública, geralmente deixam para o governo do estado resolver, mas ele esteve acompanhando e apoiando em todos os momentos e isto fez a grande diferença.
Há sempre uma esperança de que é possível sim mudar a realidade das questões de segurança pública, o Estado tem condições de reverter.



Entrevista e texto: Janice M. B., 17 anos, jornalista-cidadã da Agência da Boa Notícia Guajuviras (ABNG). O texto é resultado da visita dos jovens jornalistas-cidadãos da ABNG à Secretarria de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) e faz parte da formação de jovens do projeto Pronasci Comunicação Cidadã.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário