sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Geração Consciente forma novos educadores populares


Nesta quinta-feira, 9, foi realizada no auditório da E.M.E.F Erna Würth a formatura dos novos educadores populares em direitos do consumidor. Estavam presentes aproximadamente 28 formandos, além do dono dos mercados Taborda (João Taborda), o coordenador do Procon (Fábio Bueno), o coordenador do projeto (Diego R. de Menezes), o representante da uniritter (Sidnei Renato da Silveira) e o prefeito Jairo Jorge com sua assessoria. Os jovens exibiam com muito orgulho o seu certificado que os definia como Educadores Populares.

O formando Emerson M., 16 anos, está realizado com o curso e conta que assim como muitos que participaram do projeto ele aprendeu muitas coisas e descobriu um novo caminho que pode seguir. Para o prefeito Jairo Jorge, projetos como estes são excelentes, pois buscam conscientizar a comunidade de seus direitos, podendo melhorar a sua qualidade de vida. Os projetos sociais que vem sendo desenvolvidos no bairro Guajuviras estão despertando cada vez mais o interesse dos jovens para novos cursos e oficinas, ajudando-os a se prepararem para uma profissão. Dos formandos de hoje sairão muitos profissionais que ajudaram a construir um futuro melhor e mais seguro. A formatura não marca o fim de uma história para estes jovens, mas sim o começo de uma longa jornada, pois em 2011 eles terão oportunidade de praticar tudo o que aprenderam. Isso será feito na segunda etapa do projeto, que leva os jovens às ruas para desenvolver ações comunitárias.

Geração Consciente

O projeto Geração Consciente é realizado pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (PRONASCI) em parceria com o Procon, dentro do Território de Paz Guajuviras. Busca esclarecer a comunidade sobre seus direitos e deveres enquanto consumidores. A primeira turma começou no mês de junho, com jovens de 15 a 24 anos, moradores do bairro. Um grande desafio foi lançado ao sociólogo Diego Rafael de Menezes, coordenador do projeto: habilitar os jovens durante dois meses em direitos do consumidor, e tudo que rodeia este assunto, ao ponto de estarem aptos a dar aula no terceiro mês. Diego pensou que não seria possível, mas encarou o desafio mesmo assim. E acabou por ser surpreendido com a garra, a perseverança e ousadia dos jovens da comunidade.

Texto: Janice Brito, jornalista-cidadã da Agência da Boa Notícia Guajuviras (ABNG). A atividade de acompanhamento do evento de formatura dos jovens do Geração Consciente fez parte da formação dos jornalistas-cidadãos da ABNG.

Foto: Paula Vinhas (fotógrafa da Secom de Canoas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário