terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Jornalistas-cidadãos vão a campo




A segunda-feira, 20, começou agitada para os jornalistas-cidadãos da Agência da Boa Notícia Guajuviras (ABNG). Janice B., Bruno F., Andrei C., Lucas M., Atailan M. e Daniel R. acompanharam a coordenadora da ABNG, Andrea de Freitas, e a coordenadora de infraestrutura, a jornalista Jeanice Ramos, em visita à secretaria de segurança pública e cidadania de Canoas para conhecer a secretaria responsável pela segurança dos canoenses. Essa foi a primeira atividade em que recém-formados jornalistas-cidadãos do Guajuviras puderam colocar em prática todo o aprendido das oficinas oferecidas pelo Projeto Pronasci Observatório de Comunicação Cidadã – Agência da Boa Notícia Guajuviras.

Munidos com câmeras de vídeo, de fotografia, blocos, canetas e olhos bem abertos, eles andaram descontraídos pelos corredores, fizeram perguntas aos getores e registraram todos os movimentos no entorno. O material colhido foi dicutido e está sendo editado para publicação nos canais da ABNG na Internet. Eles despertaram a curiosidade tanto dos guardas municipais de plantão como dos técnicos da sala de videomonitoramento e do pessoal administrativo. As perguntas demonstravam a cada instante a curiosidade própria de quem inicia a atividade de comunicadores-cidadãos.

No dia 15 de dezembro, trinta e três jovens receberam das mãos do prefeito Jairo Jorge e do secretário-adjunto de segurança e cidadania, Eduardo Pazinato, o certificado de jornalistas-cidadãos do bairro canoense do Guajuviras. Após quatro meses de formação em webtv, radioweb, webdocumentário, comunicação cidadã, práticas jornalísticas, fotografia e Internet, os jovens participam da agenda da ABNG e produzem conteúdos sobre o bairro.


O olhar do Andrei, 16 anos

No dia 20 de dezembro, nós, alunos da ABNG, visitamos a secretaria de segurança no centro de Canoas para entrevistar a Guarda Municipal, e saber o que eles fazem e o que eles vão fazer para melhorar a segurança do Guajuviras. Visitamos todos os núcleos da secretaria, mas o lugar que eu mais gostei foi a sala de videomonitoramente, onde ficam os computadores que recebem as imagens das 75 câmeras espalhadas por Canoas para facilitar o serviço da guarda. No mesmo espaço ficam os equipamentos da mais nova tecnologia do Guajuviras, o shotspotter, que serve como detector de tiros do bairro.

Vimos que o shotspotter e demais projetos Pronasci no Territorio de paz ajudam muito o Guajuviras, diminuindo 45% dos homicídios somente neste ano. Foi bom conhecer a secretaria, pois vi que não é fácil cuidar da segurança de tantas pessoas. E deu para perceber que as pessoas que trabalham cuidando da nossa segurança, tanto da parte administrativa como na parte dos guardas que ficam nas ruas, se esforçam para fazer do nosso bairro um legitimo Território de paz.

Textos: Janice B., 17 anos, e Andrei C., 16 anos, jornalistas-cidadãos da Agência da Boa Notícia Guajuviras

Fotos: Bruno F., Janice Brito e Atailan M.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário