quarta-feira, 9 de março de 2011

Michels fala sobre sistema prisional na cidade de Canoas

04/03/2011 16:06

A criação de um presídio na cidade de Canoas foi o principal tema abordado pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels, durante a 14.ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), nessa quinta-feira (03).

Questionado sobre o futuro do estabelecimento prisional - iniciado no governo anterior através de uma Parceria Público Privada (PPP) -, Michels garantiu que o projeto não será abandonado, porém deverá ser reformulado. O principal entrave para condução do atual projeto está no desencontro entre o orçamento estimado para a manutenção anual do presídio, R$ 90 milhões e o orçamento total da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) que é R$ 50 milhões para este ano.
De acordo com o secretário, a criação de 3 mil novas vagas no sistema prisional em Canoas não está descartada, porém uma forma viável para o Estado está sendo estudada.

O combate à violência através de ações preventivas também foi lembrado por Michels, que classificou como bem sucedido o modelo de segurança pública adotado pelo governo federal e que deve servir de base para as políticas estaduais. Citou como exemplo a implantação do Território da Paz, no bairro Guajuviras,no mês de outubro de 2009. O projeto, que compreende a repressão policial ao crime aliada a um conjunto de ações sociais, foi realizada através de uma parceira entre Prefeitura de Canoas e o governo federal, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Apesar de estar presente apenas em um bairro, a cidade inteira foi beneficiada pelo Território da Paz. Exemplo disso está na redução dos índices de criminalidade em Canoas. Dados da Secretaria da Segurança Pública mostram a redução no número de homicídios na cidade. Em janeiro de 2009, 18 pessoas foram mortas. No mesmo período em 2010, o número diminuiu para 14 e, em janeiro, deste ano foram registrados nove homicídios.


ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário