terça-feira, 1 de março de 2011

Jornalistas-cidadãos visitam sede do Diário de Canoas


Por Andrei Casagrande

Nessa terça-feira, dia 01 de março de 2011, os jornalistas-cidadãos da ABNG (Agência da Boa Noticia Guajuviras) visitaram a sede do Diário de Canoas, no centro de Canoas. O grupo teve a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento de um jornal expresso. Para os visitantes, é um lugar bem diferente daqueles que conhecemos no cotidiano. "Somente estamos acostumados a receber o jornal pronto, em casa, e agora percebemos que as pessoas que trabalham lá suam bastante para levar as noticias até as casas dos moradores de Canoas", revela o jornalista-cidadão Gabriel Moraes. Na redação do jornal, cada pessoa tem uma função diferente: se alguma delas deixa de fazer a sua função, o jornal vai "por água abaixo". Por isso, todas as pessoas que trabalham no Diário de Canoas (DC) se esforçam bastante para levar a noticia até os leitores. Uma das coisas mais interessantes é ver o processo de produção e distribuição do Periódico. Depois que o jornal já está pronto, é só fazer um clic no software e, em mais ou menos 40 minutos, o jornal já sai impresso na Gráfica do Grupo Sinos em Novo Hamburgo: pronto para ser entregue nas casas das pessoas. Durante a visita dos jovens da ABNG foram respondidas as nossas curiosidades como, por exemplo, de como funciona a produção de um jornal expresso.

Por Tainara Marins


A visita ao Dirário de Canoas hoje, dia 1° de março, foi muito produtiva porque nem todos jornalistas-cidadãos têm ideia de como funciona um jornal na prática. A editora-chefe, Thami, explicou icou como funciona o jornal, como eles preparam as matérias e como trabalham os jornalistas profissionais. Os jornalista-cidadãos da Agência da Boa Notícia Guajuviras (ABNG) puderam aprender como se edita o jornal e como é enviado o jornal até a gráfica de Novo Hamburgo (do Grupo Sinos). Tudo funciona por e-mail. Nessa primeira visita a uma redçaõa de jornal, pudemos ver que o processo é bem demorado mesmo sendo feito em um dia.

Por Lucas Mendes

Hoje os jovens da ABNG fizeram uma visita ao principal jornal de Canoas, onde foram bem recebidos. De chegada, havia um guia para orientar a visitas do jovens com olhos abertos e curiosos. O guia, e jornalista do DC, mostrou todos os pontos importantes do espaço. Também mostrou como se monta o diário, em passo a pass. Diariamente, eles se preparam para montar o diário. Cada equipe tem função diferente. Na redação, os grupos de repórteres recebem a pauta e vão atrás das fontes (são aqueles pessoas ouvidas pelos jornalistas). No Diário de Canoas, cada equipe é separada em grupos, conforme a dificuldade da pauta. Os responsaveis pelo cardeno de clasificados é uma pessoa que fica em um canor separado. A revisão é sempre feita por mais de um na equipe. Depois da edição os jornais ficam disponíveis para a revisão do conteúdo. A circulação do periódico é tratada por uma equipe bem diefrente daquel que compõe a produção do jornal. Para quem quer seguir a carreira de jornalista-cdadão, é importante conhecer de perto o funcionamento do jornal: desde a busca das informãções até a sua escrita e produção.

Por Stefani Sanches

Os jornalistas-cidadãos do bairro Guajuviras foram conhecer hoje, 1º de março, a Redação do jornal Diário de Canoas, acompanhados pela jornalista Andrea de Freitas, que coordena a Agência da Boa Notícia Guajuviras. O jornalista Djalma Julio mostrou aos visitantes o modo como que é enviado o jornal para a editora do Grupo Sinos logo após a sua finalização. A empresa tem um sistema ligado em rede com as redações dos jornais do Grupo e também com a gráfica que imprime o Jornal. Böttcher é nome do software que pode ser visualizado ao mesmo tempo na redação do Diário de Canoas e na gráfica localizada em Novo Hamburgo. “Nós escrevemos o jornal, diagramamos, revisamos as matérias e num simples apertar de botão o jornal vai direto para a impressão nas máquinas”, sintetiza Djalma Julio. Ele é também responsável pelas reportagens que depois de prontas são enviados por e-mail. Assim a edição é concluída às 21h30 todos os dias. Cerca de 40 minutos é o tempo necessário para o jornal vir de volta a Canoas, impresso, para ser distribuído. Na madrugada, os jornais são levados até os assinantes e o comercio. O Diário de Canoas é o jornal mais lido pelos moradores da cidade.

Textos: Andrei Casagrande, Tainara Marins, Lucas Mendes, Stefani Sanches são jovens jornalistas-cidadãos da ABNG.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário