quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Agência da Boa Notícia e Neabi promovem expressão Afrobrasileira na E.M.E.F Guajuviras

A Agência da Boa Notícia Guajuviras (ABNG) e o Núcleo de Estudo Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi), da Unisinos, promoveram nessa sexta-feira, 9, um encontro de cultura afro na E.M.E.F. Guajuviras. Jovens do Centro Infanto Juvenil Moteiro Lobato da Restinga (Porto Alegre) apresentaram a cultura Afrobrasileira através de coreografias sobre os Orixás, Oxum – deusa do charme e da beleza - e Maculelê – o rei da valentia. Com olhos atentos, a gurizada acompanhava a percussão das músicas com palmas. Profissionais do Neabi da Unisinos desfilaram com roupas típicas. O encontro cultural fez do recreio um momento de alegria, descontração e trocas.

O evento foi promovido pelos jovens jornalistas-cidadãos e os professores do Núcleo de Direitos e Identidades afrodescendentes do projeto Pronasci Agência da Boa Notícia Guajuviras. O planejamento e a cobertura do encontro ficaram por conta dos jovens que durante todo o mês se prepararam com debate sobre as diversidades. Para a professora Renata de Moura, que declamou poesias de temática africana, “todo encontro dessa natureza ajuda a promover a tolerância e quebra o pensamento naturalizado que vê a cultura e religião de raízes africanas como uma coisa distante ou ruim”.

O professor angolano e coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da ABNG, Pedro Ventura, afirma que “para que o mundo atual ande bem é preciso entender que a casa (o Mundo) é de todos”. A diretora da E.M.E.F. Guajuviras explica que professores e alunos sempre querem mais contatos como o que houve nesse dia. “A boa notícia advém das boas pautas que fazem parte do cotidiano das comunidades. Eventos dessa natureza são verdadeiros encontros de boas notícias entre Guajuviras e Restinga”, nota a coordenadora da ABNG, Andrea de Freitas.





Colaborou: Janice Brito, jornalista-cidadã da ABNG

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário