sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Agência da Boa Notícia participa da Conferência Livre da Juventude em Porto Alegre

Os jornalistas-cidadãos da Agência da Boa Notícia Guajuviras (ABNG) participaram nessa quinta-feira, 1º, da Conferência Livre da Juventude cujo tema central de debate foi a democratização da comunicação e a inclusão digital das juventudes. Os jovens da Agência se prepararam durante todo o dia para o debate no Plenarinho da Assembléia Legislativa do RS. Com equipamentos e blocos, eles registravam e comentavam o evento que contou com as presenças da diretora de políticas públicas de comunicação do Estado, Claudia Cardoso, e o diretor de inclusão digital, Gerson Barrey, representando a secretária Vera Spolidoro.


O painel principal teve exposição do ativista do Movimento Software Livre, Marcelo Branco, do assessor da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital do Estado, Josué Lopes, do coordenador executivo do Gabinete Digital do governador Tarso Genro, Fabrício Solagna, da coordenadora da ABNG e secretária-adjunta de comunicação de Canoas, Andrea de Freitas, e da jornalista-cidadã do Guajuviras, Janice Brito.


Objetivando em se constituir como espaço de debate dos temas relevantes para a sociedade, a Conferência Livre propiciou a participação das juventudes nos debates sobre a priorização das políticas públicas na área, com o objetivo de fomentar o direito humano à comunicação. O projeto de comunicação cidadã de Canoas foi apresentado como um modelo de política que permite o acesso a tecnologias e à produção e distribuição de conteúdos por jovens, com investimentos do poder público.


A Agência da Boa Notícia Guajuviras é um dos projetos Pronasci em canoas que oferece a 240 jovens de 12 a 24 anos formação em sete tipos de oficinas estimulando o potencial das novas gerações para a criação de conteúdos cidadãos e distribuição dos mesmos nas redes sociais. Alguns exemplos de resultados são a percepção social positiva dos jovens em relação ao próprio bairro, o manejo de linguagens multimídia e a produção programas voltados para a população do local como o canal no Youtube (www.youtube.com/agenciadaboanoticia).


Muitos dos jovens que sequer tinham conhecimento da existência da Assembleia Legislativa retornaram com a ideia de formular propostas próprias para apresentar na Conferência Estadual da Juventude. “A gente precisa ter pauta”, enfatizou o jovem Rafael Dorneles, 14 anos.



O evento foi organizado pelo Coletivo Gaúcho Pela Democratização da Comunicação, Associação Software Livre, CUT/RS, Blog Aldeia Gaulesa, Gabinete Digital, Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital Governo do Estado do Rio Grande do Sul e SEDUC.

Matéria de Andrea de Freitas, publicada no site da Prefeitura de Canoas - RS.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário