quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Inaugurada instalações da UPA 16 horas no bairro Guajuviras

Na tarde deste sábado, a Prefeitura Municipal entregou as novas instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 16 horas, no bairro Guajuviras. A unidade foi transferida provisoriamente para a avenida Boqueirão, número 2900, em frente a área onde será construída a UPA da região Nordeste, esta com funcionamento 24 horas. Com a inauguração da nova estrutura, os moradores do bairro recebem a antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) que funcionava no CAIC, e passam a contar também com os atendimentos emergenciais oferecidos na UPA.

Participaram da cerimônia o prefeito Jairo Jorge, a vice-prefeita e secretária da Saúde, Beth Colombo, o deputado estadual Jurandir Maciel (PTB), o subprefeito da região, Francisco da Mensagem, o vereador e líder do governo na Câmara, Ivo Fiorotti (PT), o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mario Dhein, a diretora de Políticas e Ações em Saúde da SMS, Miria Camargo, além de secretários e secretários adjuntos municipais, profissionais da saúde e moradores do bairro. Beth Colombo ressaltou a importância da entrega das novas instalações da UPA no momento em que completa-se um ano de funcionamento. “É mais uma conquista entregar um espaço que está de portas abertas 16 horas por dia e, em breve, passará a 24 horas”, declarou a vice-prefeita, que também falou do sucesso do cadastramento para o novo sistema de teleagendamento para consultas na rede pública de saúde. De acordo com Beth, em menos de uma semana já foram entregues 1600 cartões para o teleagendamento.

O prefeito Jairo Jorge reiterou o trabalho que está sendo desenvolvido na melhoria da saúde. Para ele, não existe mágica para mudar a saúde, mas sim muito trabalho e dedicação. “Com 330 mil habitantes, temos quatro UPAs distribuídas pela cidade. São cerca de mil pessoas atendidas pelas unidades que antes precisavam ir ao hospital. Aqui elas chegam e são atendidas, conforme a gravidade do estado de saúde”, afirmou Jairo.

Na segunda-feira, dia 12, o posto do CAIC retorna ao atendimento normal e a UPA da Boqueirão reinicia os atendimentos de urgência e emergência. No dia 13 de setembro do ano passado, o município implantava o sistema de UPAs, desafogando a emergência dos hospitais da cidade. Hoje, são quatro Unidades de Pronto Atendimento (Guajuviras, Mathias Velho, Rio Branco e Niteroi), que juntas atendem mil pacientes por dia.


UPAs

O serviço oferecido nas UPAs inclui acolhimento e classificação de risco de adultos e crianças, em atendimento médico e odontológico, e contam com leitos de observação e uma ambulância em cada unidade, para necessidade de remoção. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 horas da manhã as 23 horas, e aos sábados das 7 horas até as 18 horas.

Matéria de Amanda Utzig Zulke, publicada no Portal da Prefeitura Municipal de Canoas - RS.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário