sábado, 1 de outubro de 2011

Mulheres canoenses já têm centro de referência

Uma conquista histórica, iniciada há mais de 20 anos, se concretizou na tarde desta terça-feira em Canoas, com a inauguração oficial do Centro de Referência para a Mulher em Situação de Violência Patrícia Esber. Localizado na rua Siqueira Campos, 321, no centro da cidade, esse espaço é considerado pelas gestoras e lideranças que atuam nesse segmento como um avanço central na consolidação da "Rede de apoio à mulher" no município. "Começamos agora a colher o que plantamos; com esse Porto Seguro, as mulheres podem vir aqui e encontrar apoio", declarou o prefeito Jairo Jorge durante a solenidade, ocorrida no início da tarde.

O Centro, cujo nome homenageia a jovem canoense Patrícia Esber, trabalhadora assassinada pelo marido em maio de 2009, deve cumprir o papel de orientação e encaminhamento de mulheres vítimas de violência. Para isso, vai contar com uma equipe especializada, cuja implantação da metodologia e o fluxo de trabalho está a cargo do Coletivo Feminino Plural, que terá nove meses para essa finalidade, transferindo aos gestores locais a longa experiência acumulada nesse segmento. A entrega pelo prefeito de um carro para ser utilizado pelo Centro, também marcou a solenidade.

A criação desse espaço, que conta com recursos do Ministério da Justiça, está sendo viabilizada pela Prefeitura de Canoas, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Segurança Pública e Cidadania, com a Coordenadoria Municipal das Mulheres.

Emoção intensa

A titular da Coordenadoria Municipal das Mulheres de Canoas, Maria Aparecida Flores, uma das principais ativistas pelo Centro fez um discurso emoncionado, dirigindo-se aos pais de Patrícia Esber, em nome de uma longa luta . "Poder homenageá-la é criar um símbolo de luta pelo fim de todas as formas de violência contra as mulheres, e de respeito aos direitos humanos e à dignidade. Sua história será lembrada, não pela morte, mas pela vida digna e solidária", declarou ela, próximo aos familiares de Patrícia.

Nessa primeira fase, o centro vai contar com uma advogada, uma assistente social e duas psicólogas. A estrutura envolve quatro salas, onde serão realizados atendimento, trabalho em grupo e atuação operacional da equipe técnica. O centro vai atender em horário comercial (das 8h30 às 17h), sem fechar ao meio dia.

Além do prefeito, participaram da cerimônia a coordenadora municipal e Políticas para as Mulheres, Maria Aparecida Flor, a coordenadora do Coletivo Feminino Plural, Télia Negrão, e os secretários municipais de Segurança Pública, Eduardo Pazinato, e de Desenvolvimento Social, Márcia Falcão, entre outros representantes do governo municipal, da Câmara de Vereadores e lideranças desse segmento na cidade e no Estado. "Aqui é a porta de entrada para as mulheres saírem da violência", resumiu Télia Negrão.

Crédito da notícia: Ronaldo M. Botelho

Matéria publicada no novo Portal da Prefeitura de Canoas - RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário