quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ABNG leva futuros jornalistas-cidadãos para conhecer os bastidores do jornalismo na Unisinos




Uma experiência quase impossível para muitos jovens do bairro Guajuviras. Conhecer os bastidores de um telejornal, uma rádio, uma redação e uma agência de publicidade em uma única tarde foi o resultado da visita, nessa terça-feira, 9 de outubro, dos integrantes da ABNG (Agência da Boa Notícia Guajuviras) à Universidade.

Aproximadamente 18 alunos da agência entraram em um microônibus às 14h30 rumo à Unisinos, em São Leopoldo. Os alunos fizeram um tour pelo campus, conhecendo como são e funcionam os laboratórios de cada área referente ao jornalismo. Com a professora de telejornalismo e núcleo de vídeo Luiza Carravetta, os alunos conheceram o laboratório e o estúdio de TV, onde são realizadas as aulas práticas dos cursos de comunicação. Atentos, os jovens visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre os bastidores e também sobre as equipes que trabalham para que um jornal vai ao ar todos os dias.

A aluna e estagiária Nádia Strate (do 5º semestre de jornalismo) apresentou aos jornalistas-cidadãos detalhes do jornal VALE MAIS: como e onde são produzidas as matérias, qual a organização de um jornal e ainda os estúdios da TV Unisinos. Rodrigo Oliveira, radialista da rádio Unisinos (103.3), mostrou como funciona uma programação de uma rádio ao vivo.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer também a AGEXCOM (Agência Experimental de Comunicação), onde os próprios universitários trabalham como estagiários. Participaram de um bate-papo com Marcelo dos Santos, formado em jornalismo em 2001, que atualmente está trabalhando na agência. No papo com Santos, os jovens puderam esclarecer dúvidas sobre o programa de estágios e também sobre cursos oferecidos pela universidade.

O tour incluiu ainda o estúdio de rádio, onde os futuros comunicadores cidadãos e a coordenadora da ABNG, Andrea de Freitas, foram entrevistados pela aluna e estagiária Natacha Oliveira (6º semestre de jornalismo). O professor de rádio Sérgio Endler esteve o tempo inteiro cuidando para que todos tivessem acesso ao processo de produção de informações nos estúdios. No estúdio e laboratório de fotografia, com a professora Beatriz Sallet, que fez questão de registrar a visita dos alunos com fotografias do grupo reunido no espaço, os jovens puderam conhecer até o antigo processo de revelação de fotos em preto e branco. Universitários e estagiários da Unisinos estavam fazendo a cobertura da visita, onde foram registradas imagens, áudios, fotos e entrevistas com alunos da ABNG.

Através do aprendizado e conhecimento sobre jornalismo, obtido nesta saída de campo, muitos jovens, que não haviam decidido qual profissão seguir, ou qual área atuar, despertaram para a certeza de que estão no caminho certo.

Texto
: Janice Brito e Stefani Sanches, jornalistas-cidadãs da ABNG
Fotos: Acervo jornalistas-cidadãos ABNG

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário