quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Representantes da Plaine Commune de Paris visitam a ABNG







No dia 10 de novembro, os jornalistas-cidadãos da ABNG (Janice Brito, Mateus Gaudêncio e Yuri Santos) receberam a inesperada visita dos representes da Plaine Commune de Saint Denis. O diretor-geral de serviços Jacques Marsaud e sua esposa, a bibliotecária Françoise Marsaud, vieram a Canoas para conhecer os projetos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (PRONASCI), guiados pela diretora dos projetos no Território de Paz Guajuviras, Gabriela Salvarrey. Na ABNG, Marsaud e Françoise conversaram com os jovens que participam das oficinas do projeto voltado para a comunicação cidadã. Confira a entrevista dos representantes da Plaine Commune aos jornalistas-cidadãos.

Jornalistas-Cidadãos – Qual o objetivo de sua visita ao Brasil?
Marsaud e Françoise – Estamos representando a União das Comunidades (periferias) de Paris em um encontro com governantes do mundo inteiro aqui em Canoas, que discutirá a gestão de grandes metrópoles urbanas, visando a troca de experiências e idéias com representantes de outros países.

Jornalistas-Cidadãos – O que é a Plaine Commune?
Marsaud e Françoise – É a união de oito comunidades de Paris, dentre elas Saint Denis, que tem projetos sociais encabeçados pela prefeitura de cada cidade, vinculados às escolas.

Jornalistas-Cidadãos – Quais os cursos oferecidos aos jovens por esses projetos?
Marsaud e Françoise – Os jovens participam dos cursos de grafite, música popular, rap, esportes como basquete e futebol, entre outros. Temos também projetos como esse de vocês, que trabalha com comunicação cidadã.

Jornalistas-Cidadãos – Há quanto tempo existem esses projetos?
Marsaud e Françoise – Esses projetos já ocorrem há aproximadamente 25 anos e têm nos mostrado belos resultados. O jovem Kone, de descendência africana, é hoje um dos grandes nomes no mundo da moda e criador da marca AINEDESS (uma das maiores marcas de roupa da atualidade). Cremos que um dia também ouviremos falar de jovens como vocês aqui de Canoas, apoiados por estes projetos.

Texto: Janice Brito, 17 anos e Mateus Gaudêncio, 16 anos, jornalistas-cidadãos da Agência da Boa Notícia Guajuviras (ABNG)

Fotos: Yuri Santos da Cunha, jornalista-cidadão da ABNG

ABNG
- Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário