terça-feira, 2 de novembro de 2010

Visita e diálogo com a Defensoria Pública Regional

As advogadas da Equipe Multidisciplinar do Projeto Mulheres da Paz – Território de Paz Guajuviras, Léia Tatiana Foscarini e Beatriz da Rosa Vasconcelos e a Coordenadora Adjunta da Organização Não Governamental Themis e também do referido Projeto, Elisiane Pasini, estiveram reunidas com as Defensoras Viviane Agostini Silveira, coordenadora na Defensoria Pública na regional 2 (da qual faz parte a jurisdição de Canoas) e Miriane Tagliari, responsável pelo setor de violência doméstica dentro da organização.

Durante o encontro foi apresentado o trabalho que vem sendo realizado no sentido de enfrentar as violências contra as mulheres e contribuir para a construção da paz social, através da Themis e do Projeto Mulheres da Paz, inserido no contexto do Território de Paz Guajuviras. Foi apresentado de forma mais específica a forma de atuação da Equipe Multidisciplinar e das Mulheres da Paz, frisando a importância e a necessidade do fortalecimento da rede local, garantindo serviços eficientes e de qualidade, sendo que a Defensoria Pública possui lugar de destaque nesse contexto, já que a garantia do acesso aos direitos das mulheres na maioria das vezes que envolve a violência, necessita da intervenção judicial e a mulher precisa da assistência jurídica.

As Defensoras se mostraram sensíveis e interessadas no tema, dialogando sobre as dificuldades existentes, o entendimento sobre a importância do fortalecimento do trabalho em rede, da necessidade de diálogo para contribuir para a ampliação dos conhecimentos sobre aspectos transdisciplinares que integram a complexidade das violências configuradas no âmbito doméstico e familiar, especialmente a violência de gênero. Informaram que em Canoas trabalham duas Defensoras e um Defensor, referindo que nos casos de violência doméstica e familiar as duas Defensoras atuam na representação do interesse dos réus, ou agressores e o Defensor Gustavo atua no interesse das vítimas.

A partir do diálogo, e mediante o interesse da equipe em conhecer os profissionais atuantes na Defensoria Pública em Canoas, e da continuidade ao diálogo para o fortalecimento da rede, indicou-se pelas Defensoras Viviane e Miriane uma reunião conjunta para a semana próxima, com a presença delas, mais as Defensoras e o Defensor lotados em Canoas.

Acreditamos que esse encontro foi um passo lançado junto a essa longa caminhada que vem sendo percorrida, buscando somar forças e estabelecer relações que importem em diálogo e ações voltadas para o enfrentamento de todas as formas de violência e para a construção de uma sociedade mais justa, onde os direitos humanos sejam efetivamente garantidos e respeitados. Saímos com a certeza de que estaremos construindo um novo caminho para a defesa das mulheres da cidade de Canoas.


Texto: Léia Tatiana Foscarini e Beatriz Vasconcelos, advogadas do Mulheres da Paz

ABNG
- Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário