segunda-feira, 11 de julho de 2011

"ABNG tem dimensão global", diz pesquisadora basca

A importância do projeto Agência da Boa Notícia Guajuviras (ABNG), que “custa medir”, e a sua relação com uma visão moderna e humanizante de segurança pública foram aspectos destacados pelos presentes na solenidade de assinatura do acordo de cooperação assinado na tarde desta quarta-feira, 29, pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge, com a Universidade Feevale e a Universid Del País Basco. O ato foi realizado no auditório Sady Fontoura Schiwitz do Paço Municipal.


Contextualizando a dimensão da ABNG, que se insere em um conjunto de projetos e ações que são desencadeados hoje no bairro Guajuviras (Mulheres da Paz; Casa da Juventude; Justiça Comunitária, etc), o prefeito Jairo Jorge explicou os pilares comunitário, tecnológico e social que caracterizam uma visão moderna de segurança pública, inaugurada a partir da atuação do então ministro da Justiça, Tarso Genro, e que orientam a política municipal de segurança pública de Canoas. “É preciso enfrentar a violência com outro olhar. Nesse primeiro quadrimenste, reduzimos em 60% a violência no Guajuviras. São jovens que salvamos, e esse projeto também integra essa abertura de janelas, que influenciam outros jovens e renovam a auto-estima das comunidades”, avalia.

Conteúdos, Conhecimento, Cidadania

Para a professora e diretora do Departamento de Periodismo II da UPV, prof. Dr.ª Maria José Cantalapiedra Gonzáles, esta parceria com a Prefeitura de Canoas tem uma importância imensa, social e academicamente. “Além de apresentar um conteúdo sobre um olhar diferenciado, e esse projeto permite testar conceitos práticos a nessa realiadade”, observa. Em SUA fala, ela citou o personagem Homer Simpson como metáfora da audiência passiva na sociedade moderna. A pesquisadora também fez referência ao teórico canadense McLuhan, para quem “Meio é mensagem”. “Mais do que mensagem, me atrevo a afirmar que meio é vivência, pois conforma a vivência; e é cidadania, porque forma a cidadania”, conclui.

Na avaliação do reitor da Universidade Feevale, prof. Ramon Fernando da Cunha, a experiência de Canoas deve ser fonte para a ampliação de ações já realizadas naquela instituição. “Já temos outras parcerias com a Prefeitura de Canoas e queremos, a partir dessa troca, aprender e produzir conhecimento para as comunidades”, declara.

A coordenadora e principal entusiasta da ABNG, também adjunta da Secom de Canoas, Andrea de Freitas, citada e elogiada pelas autoridades que interviram, destacou a alunos das oficinas desse projeto, presentes na platéia, como principais atores da iniciativa. “Canoas merece vocês, que são a jóia que possuímos nesse dia tão especial”, resumiu.

Além da assinatura da cooperação entre as três instituições, a solenidade foi marcada pelo lançamento do “Canal ABNG” com os primeiros 30 programas produzidos pelos alunos que participam desse projeto. Com uma linguagem própria, específica da realidade desses adolescentes, mas com uma qualidade técnica notória, essa iniciativa expressa consistente produção que vem sendo realizada no Guajuviras, por meio de oficinas e atividades comunitárias. “Se em outras época, as pessoas tinham vergonha de viver no Guajuviras, hoje sentem orgulho, porque o que mais reluz nesse projeto são as pessoas que estão lá”, arrematou o Prefeito.

Participaram também da solenidade:

Pela Prefeitura de Canoas, os secretários municipais de Comunicação, Evandro Dias Gomes; de Educação, Paulo Ritter, e de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, além da secretária adjunta de Cultura, Maria Helena Guedes, a secretária especial de Estratégia e Inovação, Maria Eunice Wolf, a assessora de cooperação internacional da prefeitura, Daise Martins, e o coordenador do Atendimento ao Cidadão, Luís Touguinha Thomé.

Entre os visitantes, pela Universidade Feevale, prestigiaram o evento o Pró-reitor de Pesquisa, Prof. Dr. João Alcione, a Diretora de Relações Internacionais, prof. Dr.ª Paula Caran, e a professora do curso de Comunicação, Neusa Ribeiro. Ainda estiveram na ocasião o professor da Universidad Rey Juan Carlos de Madrid, José Alonso, e os pesquisadores da UPV, Guilherme Gurutxaga e Jairo Monreal; além de pesquisadores do Observatório de Segurança Pública da SMSPC.

Matéria de Ronaldo M. Botelho, publicada no site da Prefeitura de Canoas - RS.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário