terça-feira, 26 de julho de 2011

Jovens do Guajuviras iniciam prática como jornalistas-cidadãos



Chegou o momento tão esperado pelos jornalistas-cidadãos da Agência da Boa Notícia Guajuviras (ABNG). Nessa terça-feira, 26, os meninos e meninas que se preparam para serem jornalistas-cidadãos do bairro na ABNG, começaram a editar as imagens captadas em sua primeira saída de campo. O caminho é longo desde que se capta imagens até a sua edição no software adequado (eles utilizam o profissional Adobe Premier), e publicação. A tarefa de gravar vídeos e divulgar nas redes sociais - com os celulares -, agora, é acrescida de mais técnica e conteúdo.

Na segunda-feira, dia 25, foi realizada a tão esperada saída de campo dos novos jornalistas-cidadãos no bairro Guajuviras. Eles foram em dois grupos, anteriormente divididos pelo professor de webtv, Laerte, e também o coordenador de produção da ABNG, Edison Luiz, que se encarregou de liderar com o professor o primeiro grupo. O objetivo comum era produzirem uma pauta sobre o Posto de Saúde do CAIC, além de gravar entrevistas com moradores da comunidade com opiniões sobre o bairro e a reforma da Praça da Gruta.

O segundo grupo, liderado também pela estagiária da ABNG, Natalia Andrade, e o jornalista-cidadão Mateus Gaudêncio ficou com o desafio de produzir a pauta sobre estúdio de música da Casa das Juventudes, ou a casa do projeto Pronasci Protejo. No local, os ávidos e novos jornalistas-cidadãos entrevistaram alunos e educadores do projeto. Para Felipe Dornelles, um novo integrante da ABNG, "foi boa a experirência porque se pode aprender mais sobre câmeras e há orportunidade de conhecer o estúdio do Protejo". Já o menino Rafael Dornelles, um entusiata da ABNG, enfatizou que "foi legal porque o grupo estava bem organizado. Cada um faz a sua parte e se aprende bastante".


Texto de Mateus Gaudêncio, jornalista-cidadão da ABNG.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário