segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pesquisadores espanhóis chegam para trabalhar na Agência da Boa Notícia


Guillermo Gurrutxaga é jornalista e pesquisador da Universidade do País Vasco (UPV), na Espanha. Jairo Monreal, também residente daquele País, se formará em jornalismo na mesma universidade em dezembro desse ano. Os estudantes chegaram a Canoas nessa terça-feira, 15, para uma estada de dois meses. Eles trabalharão a comunicação cidadã com os jornalistas-cidadãos do Território de Paz. Gurratxaga faz seu doutorado na UPV e o tema de seu trabalho é a experiência inovadora da Agência da Boa Notícia Guajuviras (ABNG).


Os pesquisadores estiveram toda a tarde dessa sexta-feira, 17, conhecendo a Agência e a experiência dos jovens que trabalham a comunicação cidadã no Guajuviras. Curiosos, Gurrutxaga e Monreal fizeram muitas perguntas aos jovens e tiveram contato com alguns dos trabalhos desenvolvidos no Território de Paz de Canoas. No dia anterior, os visitantes foram conhecer a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania e conversaram com o secretário Eduardo Pazinato e o coordenador do Observatório de Segurança de Canoas, Rafael dal Santo. “Estamos impressionados com o modelo de gestão pública em Canoas e mais ainda com a quantidade de informações geradas por tantos projetos”, revelaram os visitantes.


Reforços para a equipe de Jornalistas-cidadãos

Mais que cidadãos, comunicadores e contadores de histórias do bairro. É claro que estamos falando dos jornalistas-cidadãos da Agência da Boa Notícia Guajuviras (ABNG), que a partir de quinta-feira, dia 9, recebeu reforços para sua equipe. Uma nova turma de jovens iniciou o curso de Comunicação Cidadã, com duração de 4 meses. O s novos integrantes do projeto foram recebidos pelos professoes Leonardo, Daniel, Candice, Greyce e Renata, juntamente com a coordenadora Andrea de Freitas e alguns dos jornalistas-cidadãos formados na primeira turma, em dezembro de 2010.

Diálogos, apresentações, momentos de descontração como uma dinâmica de “teia” foram atrativos para os alunos presentes, onde deixavam nítidos em suas expressões o prazer, e a expectativa com as aulas. A professora Greyce ressaltou que passar pela ABNG está sendo uma experiência única, onde não só os alunos, mas ela também aprendeu a olhar para o “nosso Guaju” com outros olhos. “E percebemos que existem mais coisas boas do que ruins no bairro”, finalizou. E é exatamente essa a tarefa dos novos e dos atuais jornalistas-cidadãos: conhecer, descobrir e divulgar as boas notícias, quebrando paradigmas e atravessando barreiras para colocar a cada dia a comunicação cidadã em primeiro lugar.


Matéria editada pela coordenadora da ABNG, Andrea de Freitas, publicada no site da Prefeitura de Canoas - RS.

Colaborou: A jornalista-cidadã, Janice Brito, que atua na Agência da Boa Notícia Guajuviras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário