terça-feira, 26 de julho de 2011

Viva o primeiro ano do justiça comunitária!





No passado sábado, dia 23, foi comemorado o 1º aniversario do justiça comunitária. Tudo em ritmo de são João, ou de "Festa Julina", pois ainda estamos no mês de julho. O projeto Pronasci Justiça Comunitária é um núcleo que propicia espaço de mediação de conflitos para as comunidades do bairro Guajuviras. Lá trabalham advogados, psicólogos e responsáveis por animar as redes comunicação formadas entre as pessias. O objetivo de todos é atender bem as comunidades.

As pessoas do bairro acompanharam todos o detalhes da festa, que contou com a participação de autoridades canoenses, como prefeito Jairo Jorge, o secretario de segurança pública com cidadania, Eduardo Pazinato, e também o coordenador do Núcleo de prevenção a violência de direitos humanos da organização Guahí, entres outros secretárioas, coordenadores e gestores municpais de projetos.

As muitas atrações do bairrom como o grupo de dança Q Units, etiveram presentes para agitar ainda mais a festa. Passarem pelo "Arraiá" o pessoal da Turma da Maré Mansa, criada por antigos moradores e desbravadores desse bairro tão querido que é o Guajuviras. As músicas da "turma" contam justamente as historias de vida no bairro, através da poesia e do samba. A festa "julina" em comemoração ao 1º ano do justiça não poderia deixar de contar com brincadeiras e rodas folclóricas. A criançada teve direito a corrida de saco, a uma rodada da chamada dança da laranja e o bom e velho "casamento na roça", realizado de uma forma diferente.

O inovador "Casamento na Roça" contou com a o conto de um casal caipira que iria se casar, mas que às vésperas da festa ainda estava em "pé de guerra". No momento do enlace, com direito a padre e tudo, os dois acabaram brigando e o padre os encaminha para uma "mediação no Justiça Comunitária". Aí, sim eles se entendem. Viva o Justiça!

A história mostrou de uma forma divertida como funcionam os serviços do Justiça Comunitária e como eles trabalham com as comunidadee do bairro. A Guarda Municipal também esteve por lá encenando o seu já conhecido Teatro de Fantoches e mexendo com a alegria das crianças que se encontram no local sobre o buylling. As Mulheres da Paz que estavam no local aproveitaram para vender seus artesanatos e doces. A Os jornalistas-cidadãos da Agencia da Boa Noticia Guajuviras (ABNG) esteviveram na festa em parceria a galera da Casa das Juventudes.

A confraternização foi uma mostra de que os projetos estão andando juntos com a comunidade. Assim, o bairro Guajuviras se tornou o que é hoje: um lugar conhecido pelo seu Território de Paz. Que o Justiça Comunitária continue trabalhando, atendendo a comunidade e ajudando a pacificar o Guajuviras. Viva o Justiça Comunitária e as comunidades do Guajuviras!

Texto de Mateus Gaudêncio, jornalista-cidadão da ABNG.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário