quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Lançada Caderneta de Saúde do Adolescente


Um instrumento que proporcionará ao adolescente, o acompanhamento de sua saúde, além de dicas para um desenvolvimento sadio. Esta é a finalidade da Caderneta de Saúde do Adolescente, iniciativa do Governo Federal que foi lançada na manhã desta quinta-feira, 11, em Canoas.

A solenidade aconteceu no Centro Olímpico Municipal, no bairro Igara, e reuniu adolescentes de 11 escolas (8 municipais e 3 estaduais) que também participam da II Gincana Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) em defesa da vida, no mesmo local.


CADERNETA

Canoas tem em sua população, cerca de 53 mil jovens na faixa etária da adolescência. Para este público que a Caderneta está sendo lançada. O objetivo é esclarecer dúvidas sobre saúde e incentivar os jovens a terem cuidados no seu desenvolvimento. O material existe em duas versões: uma para as meninas e outra para os meninos.

Em suas páginas, local para anotações de vacinas, consultas odontológicas, além de dicas sobre alimentação saudável, peso, desenvolvimento corporal e cuidados com o uso de álcool, drogas, além de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis. O material será entregue para estudantes com idades entre 10 e 16 anos, e será uma continuidade da caderneta da criança.


Para atender a utilização do material, as Unidades Básicas de Saúde foram capacitadas, ou seja, sempre que um adolescente que portar a caderneta consultar na rede de saúde, terá apontada no caderno os dados do prontuário.


As dicas sobre saúde e prevenção de doenças e uso de drogas serão tratadas em escola, em sala de aula. “A juventude é o presente e a escolha dos cuidados necessários para o desenvolvimento sadio de cada jovem está em sua mente, em seu coração, por isso a caderneta auxilia para levar a informação de hábitos saudáveis”, disse o prefeito Jairo Jorge.

O prefeito, o secretário de Educação, Paulo Ritter, o vereador Almiro Gerarth (Cebola), representantes de diferentes departamentos da administração, assim como a 27ª CRE, entregaram de forma simbólica cadernetas para alunos das escolas João Paulo I, Monteiro Lobato, Nancy Pansera, Paulo VI, Rio de Janeiro, Vitória, Augusto Severo, Marechal Rondon, Protásio Diogo de Jesus e Vasco da Gama.


GINCANA


Após o lançamento da Caderneta de Saúde do Adolescente, teve início a II Gincana Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) em defesa da vida, que envolve 11 escolas públicas de Canoas (8 municipais e 3 estaduais).


O SPE é um projeto dos Ministérios da Saúde e Educação em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos.

No município, o SPE foi implantado em 2007 e suas ações passaram a ocorrer em 2009, numa ação conjunta das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, através da formação de Multiplicadores de Prevenção entre professores e alunos das Escolas Públicas. A gincana surgiu como forma de praticar os conhecimentos dos multiplicadores, além de promover a integração entre os mesmos.

Para a II Gincana, SMS conta com a parceria da 27ª CRE, Coordenadoria da Juventude e o apoio da Medicallis Farmácia de Manipulação.


As atividades ocorrem durante o dia, com premiação às 16 horas, no Centro Olímpico Municipal.


Matéria publicada no site da Prefeitura de Canoas - RS.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário