quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Protejo forma jovens no Território da Paz

Este foi um sábado especial para a comunidade do bairro Guajuviras: 150 jovens se formaram pelo Projeto de Proteção de Jovens em Território Vulnerável - Protejo. A Solenidade iniciou às 17h e lotou o local, estrutura montada ao lado da Casa das Juventudes.

Muita emoção marcou o fim de tarde no Território da Paz. Nem o frio, que se tornava mais intenso, tirou a alegria dos jovens: todos estavam bem empolgados e ansiosos para receberem o canudo. A comunidade do bairro também marcou presença e prestigiou a colação. Os formandos apresentaram após a cerimônia 20 produções de música e teatro.



Durante um ano, o Protejo buscou a inclusão e proteção social de jovens do bairro, que passaram por formação em três núcleos: artístico-cultural, direitos humanos e inclusão digital. Neste período foi também criada a Casa das Juventudes, um centro de formação e espaço de convivência para os jovens.

O secretario de Educação Paulo Ritter representou o prefeito municipal Jairo Jorge no evento. Participaram também o secretário Estadual de Segurança Pública, Airton Michels, o coordenador Nacional do protejo, Néri da Costa, o secretário Municipal de Segurança e Cidadania, Eduardo Pazinato, o vereador Almiro Gherat, o Cebola, e demais autoridades.


O protejo

Foi realizado a sensibilização de jovens em direitos humanos, formando-os(as) para a cidadania, através do Núcleo de Direitos Humanos: “Oficinas Temáticas”, “Projeto de Vida”, “Gestão Participativa”, “Papo Reto”, “Soltando o Verbo”, “APJS - Acompanhamento Psicojurídicossocial”.

Houve também promoção de inserção produtiva dos(as) jovens durante o percurso social formativo do protejo: jovens estabeleceram vínculo laboral; iniciaram cursos técnicos; iniciaram estágios; elaboraram e enviaram projetos para edital Micro-projetos de Cultura em Território de Paz do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura, aprovaram projetos de suas autorias em edital público, dentre outras atividades de integração com o Território, preconizadas pelo PRONASCI.


Números do Projeto

O Total de inscritos no projeto chegou a 849 jovens. Destes, 400 estão cadastrados no SISprotejo (cumprindo a meta do projeto); 158 frenquentaram a casa entre 2010/2011, mas não foram cadastrados e os outros 291 apenas se inscreveram e buscaram informações.

Dos 400 jovens entre 2010/2011, 143 jovens encerraram com ótima frequencia e 257 tiveram outros encaminhamentos. Sendo: 145 encaminhados ao mercado de trabalho, 24 jovens mudaram-se de território, 10 estão cuidando de familiares, oito estão realizando outras atividades, 27 ainda são acompanhados pela Casa das Juventudes, através do acompanhamento Psico Jurídico Social e 43 não tem mais interesse em participar.



Matéria de Priscilla Freitas, publicada no site da Prefeitura de Canoas.

Fotos: Jonalistas-cidadãos da ABNG.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário