quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Na Agência da Boa Notícia, jornalistas-cidadãos têm aula com cineasta amador espanhol

A aula de comunicação cidadã dessa terça-feira, dia 2, na Agência da Boa Notícia Guajuviras (ABNG) teve a participação especial do cineasta basco Jairo Monreal. A idade média entre os jovens da Agência e o cineasta amador espanhol resulta em menos de 20 anos, mas o fato somente traduz o entusiasmo de todos os envolvidos no projeto de um novo documentário sobre as culturas no airro Guajuviras.


Sob orientação da doutoranda da Unisinos, Leslie Chaves, desde a última semana os jovens estão trabalhando tanto os aspectos técnicos da montagem de um documentário como debatendo conteúdos relacionados aos direitos humanos.

Premiado internacionalmente por seu primeiro filme "O lugar do sorriso", Jairo quer repetir, no Guajuviras, a experiência cinematográfica que teve em sua estância na República Democrática no Congo, na África, em 2010. Desde 15 de junho, dois estudantes bascos - Jairo Monreal e Guillermo Gurrutxaga - trabalham no projeto Pronasci Agência da Boa Notícia Guajuviras, observando, assistindo e ministrando aulas aos jovens jornalistas-cidadãos.


Segundo Monreal, ele procura mostrar quais são as atividades daqueles que querem contar uma história através de imagens, para o cinema. "Falamos que uma boa ideia é o início, mas não é tudo. O trabalho inicia mesmo com um bom roteiro, uma produção cuidada e muita ida a campo", observa o futuro cineasta. Segundo ele, o contato com os jovens da ABNG tem trazido momentos de muita aprendizagem para si mesmo. Através de trailers e de exemplos audiovisuais sobre cidadania, os participantes do curso podem trabalhar suas próprias ideias sobre a produção de um documentário no Guajuviras.

O lugar do sorriso, segundo Jairo Monreal, mostra a vida de jovens e crianças no Congo, como trabalham e como ainda assim - em situação de extrema vulnerabilidade e exploração - conseguem expressar uma alegria nunca antes vista em sua própria cidade, no País Basco. Para a Leslie, o documentário deve servir de exemplo e despertar o compromisso de todos com a realidade dos jovens e crianças, especialmente dos dirigentes públicos.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário