quarta-feira, 13 de abril de 2011

Agência da Boa Notícia Guajuviras é apresentada em simpósio internacional


O Território de Paz/Guajuviras dá mais um passo na busca do reconhecimento de um modelo inovador de Segurança Pública. A Agência da Boa Notícia Guajuviras (ABNG) foi apresentada no Simpósio Internacional “Los BRICs: Brasil, potência emergente”, ocorrido nos dias 7 e 8 de abril, pela coordenadora desse projeto Pronasci proposto por Canoas, Andrea de Freitas. A sede do Simpósio foi o Palácio Maldonado, no centro da cidade espanhola de Salamanca. O encontro foi promovido pelo Conselho Europeu de Pesquisas Sociais sobre a América Latina (CEISAL), pelo Instituto da Ibero América e pelo Centro de Estudos Brasileiros, ambos da Universidade de Salamanca, além do Instituto da América Latina da Rússia. O programa do Simpósio contemplou a realização de quatro sessões plenárias, uma conferência magistral e dez mesas temáticas.

A Agência da Boa Notícia foi apresentada como exemplo de comunicação e modelo de jornalismo cidadão que impulsiona a participação e a visibilidade social positiva para jovens em territórios vulneráveis. Projeto da Prefeitura de Canoas, do Pronasci e Ministério da Justiça, a ABNG foi mostrada durante o debate “Brasil: comunicação e Sociedade da Informação”. A palestra da secretária-adjunta Andrea de Freitas teve apoio das doutoras María José Cantalapiedra Gonzalez e Leire Moure, ambas da Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação da Universidade do País Basco, na Espanha.

Essa é a primeira vez que um município brasileiro estimula políticas direcionadas à proposição de formas convergentes de comunicação entre os jovens com a criação de uma agência de notícias própria. Para o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, somente com a proposição de alternativas de aquisição de conhecimento aos jovens se pode ajudar cada um deles a ter um futuro melhor. “Na Agência da Boa Notícia, os jovens trabalham com as novas tecnologias sem esquecer a importância de observar a vida na comunidade”, nota.


Texto publicado no site da Prefeitura de Canoas.

Fotos:  Leire Moure, professora de Direito Internacional Público e Relações Internacionais da Universidade do País Basco, que faz parte do grupo de estudos em comunicação cidadã do qual integra a ABNG. A professora do País Basco acompanhou o trabalho de apresentação da Agência no Simpósio de Salamanca.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário