segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pacto de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres será assinado no próximo dia três

No dia três de maio será assinado, em frente à Casa das Mulheres da Paz, no bairro Guajuviras, o Pacto Nacional pelo Enfrentamento a Violência contra as Mulheres. Participam do ato o prefeito Jairo Jorge, o governador do Estado, Tarso Genro, a Ministra Chefe de Estado da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, a secretária de Políticas para as Mulheres do RS, Márcia Santana, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Leo Lima e o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde.

Às 14 horas ocorre a assinatura do termo aditivo pelos prefeitos de vários municípios do Estado e às 16 horas o governador fará a adesão ao Pacto. Na ocasião, a cantora canoense Luciane Millan apresentará a música Maria Maria, de Milton Nascimento.

No final de 2009, 105 municípios gaúchos, entre eles Canoas, assinaram o termo de cooperação técnica para adesão ao Pacto. A assinatura do documento se deu entre a Ministra Nilcéa Freire e os prefeitos municipais, como parte da programação do Fórum Estadual sobre Políticas para as Mulheres, que aconteceu na cidade de Porto Alegre, promovido pelo Fórum Regional de organismos de Políticas Públicas para as Mulheres do Vale dos Sinos e pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), com o apoio da prefeitura de São Leopoldo.

De acordo com a titular da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Maria Aparecida Flores, o Rio Grande do Sul é o estado onde mais mulheres são assassinadas pelos companheiros e ex-maridos.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, destaca que após a assinatura do Pacto a expectativa é a de aprofundar o diálogo com o governo do Estado a respeito de dois projetos que estão em andamento, o Centro de Referência da Mulher e a criação da Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência. O secretário observa ainda que a assinatura do Pacto foi um compromisso firmado ainda em 2010 quando o então candidato ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, visitou a Casa Mulheres da Paz, no bairro Guajuviras.


Matéria de Patrícia Araújo, publicada no portal da Prefeitura de Canoas.

Foto: Arquivo ABNG.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário