segunda-feira, 18 de abril de 2011

Festa para comemorar a história de luta e garra de uma comunidade

Um bairro jovem que possui uma história de luta, garra e perseverança. Esta é a definição da comunidade guajuvirense que completou no dia 17 de abril, domingo, 24 anos. Para homenagear o bairro foi realizada uma grande festa em frente à Casa das Juventudes (Protejo) com diversas atrações culturais, grupos do bairro e outras localidades. O evento que durou cerca de doze horas – das 9h às 21h. Reuniu cerca de mil pessoas, entre elas moradores e visitantes que relembraram um pouco da história do bairro ouvindo músicas, vendo apresentações teatrais e grupos de danças. As crianças tiveram direito a piscina de bolinhas, cama elástica e teatro de fantoches da Guarda Municipal de Canoas. Foi uma oportunidade de curtir momentos de lazer e confraternização, reencontrar amigos e pessoas que marcaram a história do bairro.

O mau tempo não alteoru a festa. Pelo contrário, quando pensaram que a chuva seria o empecilho, num piscar de olhos, a tenda estava mais cheia e a comunidade a cada momento mais animada. Não se importando com a variedade de estilos musicais, todos pulavam e se alegravam, deixando de lado os preconceitos e festejando as transformações que o bairro sofreu nos últimos 24 anos. De “Bagdá gaúcha”, como estava ficando conhecido, à Território de Paz.

O evento também foi marcado pela inauguração do estúdio de música da Casa das Juventudes, pelo Prefeito Jairo Jorge acompanhado da primeira dama Thaís Pena, a vice-prefeita e secretária de saúde, Beth Colombo, o secretário de Educação, Paulo Ritter, o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, o subprefeito da região, Francisco da Mensagem, além da coordenadora de política para mulheres do Município, Cida Lopes, e a secretária-adjunta de comunicação e coordenadora da Agência da Boa Notícia, Andrea de Freitas.

O estúdio possui estrutura que garante ensaios, produções e gravação de músicas pelos jovens talentos do Guajuviras. Por falar em jovens talentos, foi lançado o Observatório Comunitário de Editais que visa ampliar as alternativas de geração de renda e cultura para a comunidade local, qualificando e divulgando ações sociais e culturais realizadas pelos jovens.

Segundo o secretário de Educação, Paulo Ritter, “o Território de Paz Guajuviras é um nítido exemplo de como é possível construir com solidariedade uma cultura de Paz.” Esta que é um sonho tão almejado pelos guajuvirenses, está cada vez mais próxima de tornar-se realidade pois “um sonho é que move as grandes conquistas”, como afirma o Subprefeito da região Nordeste, Francisco da Mensagem. “Construir todo este espaço, exigiu muito esforço. Mas valeu a pena.” Ressaltou o prefeito Jairo Jorge.

A história do Guajuviras foi marcada pela organização e superação na busca pelos direitos do povo. Um grande movimento ocupacional que demonstra realmente que “a união faz a força”, onde centenas de trabalhadores unidos venceram a organização política da época e até hoje permanecem no bairro com suas famílias, comemorando então os 24 anos.

A mobilização da comunidade apoiada pelos órgãos públicos é que fez e continua fazendo toda a diferença, constituindo então um novo olhar sobre o bairro. Parabéns aos guajuvirenses pela força, ousadia e perseverança.











Texto: Janice Brito, jornalista-cidadã da ABNG.
Fotos: Mateus Gaudêncio e Janice Brito, jornalistas-cidadãos da ABNG.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário