sexta-feira, 22 de abril de 2011

Antes, "Bagdá Gaúcha". Agora, Território de Paz



  
Por muito tempo, o bairro Guajuviras, na cidade de Canoas, foi conhecido pela violência, assaltos, mortes e outros tipos de violências. Mas isso mudou devido aos vários projetos implantados no bairro. Os projetos levam a marca do Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania). No meio desses projetos se sobressaem espaços, casas que trabalham com jovens, com mulheres e homens da comunidade. Visualizamos alguns desses lugares: a casa das Mulheres da Paz, onde se discute os  direitos das mulheres e se fala sobre as violências contra mulheres; também há o Justiça Comunitária onde se faz mediações de conflitos familiares, ajudando as comunidades a qualificar relacionamentos; a Casa da Juventude, onde existe trabalho de inclusão digital, teatro, música, dança e a nossa Agência da Boa Noticia Guajuviras, onde os jovens do bairro Guajuviras criam matérias mostrando as coisa boas do nosso bairro.



Isso tudo tem ajudado a mudar a visão dos moradores sobre o bairro. A crua verdade é que muitos tinham vergonha de falar que eram moradores do bairro e hoje sentem orgulho do lugar, porque sabem que o bairro melhorou e mais: viram que era uma minoria os que faziam o bairro ser visto de forma equiviocada. Até mesmo os velhos pichadores que riscavam a cidade hoje enfeitam bares e mercados com seus grafites. Sem falar das muitas músicas produzidas por jovens falando sobre o “Guaju”. então, o bairro que era capa de jornais por causa da sua violência, hoje, é como aquilo que o prefeito Jairo Jorge fala muitas vezes: o cartão de visita de Canoas. Chegar na rótula de entrada do bairra à noite se tranformou num coisa agradável e num sensação de paz, de "cheguei em casa".




Ninguém pode negar que isso é um sinal de mudança muito grande, onde não só Guajuviras tem mudado, mas sim Canoas. E por que não dizer? Podemos também falar que o Brasil tem mudado seu olhar sobre as violências que existem sim e que deixavam um País tão bonbito se transformar em um patinho feio. O bom é que já podemos ver a diferença e acredito que o Brasil  logo vai se igualar a Estados Unidos, Japão, China e Rússia e as grandes forças mundiais de antes.



Nos dia 17 de abril, não comemoramos somente o aniversários de 24 anos do Guajuviras, mas também a grande mudança em Canoas e no Brasil. Uma mudança grande começa assim: com uma semente. O nosso Guajuviras se tornou Território de Paz e que venha a copa de 2014 e tenho certeza que o Rio Grande do Sul vai estar preparado para, juntamente com Canoas, trabalharmos juntos para mostrar o novo Brasil . Muito melhor.





Texto: Mateus Gaudêncio, 16 anos, é jornalista-cidadão da Agência da Boa Notícia Guajuviras. O jovem guajuvirense atua na Agência da Boa Notícia nas áreas de fotografia, vídeo e texto. O texto é fruto de seu trabalho de preparação para a cobertura do aniversário do bairro Guajuviras, ocorrido no dia 17 de abril de 2011.

Fotos: Arquivo ABNG.

ABNG - Agência da Boa Notícia Guajuviras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário