segunda-feira, 17 de maio de 2010

Aula inaugural do Programa Mulheres da Paz

Na noite dessa quinta-feira, dia 25, as 76 mulheres da paz de Canoas, juntamente com representantes da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do município e representantes da ONG Themis, se reuniram para a aula inaugural do projeto “Mulheres da Paz”, na Quadra São Jorge, Área Verde, bairro Guajuviras.
Em um primeiro momento, foi exibido o vídeo institucional do Território de Paz Canoas, produzido pela Secretaria de Comunicação do município. Logo após, o Secretário de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, Alberto Koppitke, explicou os objetivos do pronasci, do Território de Paz, e do Programa Mulheres da Paz. Por último, foram expostas, pelos representantes da ONG Themis (que vem acompanhando os processos do Programa), a metodologia do trabalho, cronograma, entre outras informações de importância para as participantes.
Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (pronasci) marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no país. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.
Já o Programa Mulheres da Paz destina-se à formação de mulheres que exerçam papel de liderança nas comunidades atendidas pelo pronasci em temas como ética, direitos humanos e cidadania. Elas terão como incumbência identificar os jovens de 15 a 24 anos em situação de risco social ou em conflito com a lei para integrá-los em programas sociais de promoção da cidadania.
O local onde ocorreu essa primeira aula, também servirá como base das Mulheres da Paz em sua atuação. Ali ocorreram cursos, oficinas e reuniões.
Pedro Foss

Matéria publicada no site da Prefeitura de Canoas-RS, em 25/03/2010
Confira: www.canoas.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário