sexta-feira, 21 de maio de 2010

Lei das CIPAVEs é sancionada por Jairo Jorge

O Ato de assinatura da lei que cria as Comissões Internas de Prevenção à Violência Escolar (CIPAVEs), o Fórum Municipal de Prevenção à violência escolar e o Comitê Municipal de Prevenção à Violência Escolar ocorreu no final da tarde desta quinta-feira, 20.
O prefeito Jairo Jorge aproveitou a presença de diretoras, professores e alunos para destacar a importância do enfrentamento a banalização da vida e a ausência de auteridade que segundo ele nasce na escola. “Na família reconhecemos as pessoas do mesmo sangue, é na escola que temos o verdadeiro reconhecimento do outro”. Jairo disse ainda que juntos - governo municipal, comunidade escolar e sociedade civil- vão ganhar força paracriar um ambiente de paz nas escolas.
O diretor da Guarda Municipal Álex Brandão que estava representando a secretaria de Segurança Pública e Cidadania que executa o CIPAVEs relatou que as reuniões que já estão ocorrendo há dois meses está permitindo ter um panorama do problema individual das escolas. “Assim poderemos atuar no foco do problema” .
Para o secretário de educação Paulo Ritter, parceiro na execução do projeto de prevenção à violência é o fortalecimento da cultura da paz. “Importante as pessoas voltarem a saber conviver” destacou.
A CIPAVES foi aprovada por unanimidade pelos vereadores de Canoas e faz parte da política de prevenção à violência nas escolas da secretaria municipal de Segurança Pública e Cidadania. As ações para coibir a violência no ambiente escolar também englobam a ronda escolar e o trabalho de cidadania da Guarda Municipal como o teatro de fantoche e a capacitação para mediar conflitos como o Bullying.
Pelo menos 15 comissões internas já estão trabalhando há dois meses nas escolas da rede municipal. Composta por pais, alunos, professores, agentes da guarda e diretoria de política de prevenção a violência da SMSPC, a intenção é fazer um constante diagnóstico das situações de violência para buscar soluções eficazes.
De acordo com o diretor de políticas de prevenção à violência Atahualpa Coelho, o período é de diagnósticos. “Já verificamos 3 questões que devem ser trabalhadas prioritariamente, a infraestrutura das escolas, o recreio e a entrada e saída dos alunos”.
O primeiro Fórum da Cipaves deve acontecer no início de julho. O evento vai reunir todos os integrantes dos CIPAVES de Canoas. Durante o encontro haverá capacitação com apresentação de palestras. Até agora está confirmada a presença de uma das maiores especialistas do Brasil na área de violência escolar Miriam Abramovay. Além disso, haverá troca de experiências bem sucedidas.


Taís Dal Ri

Matéria publicada no site da Prefeitura de Canoas - RS, em 20/05/2010.
Confira: www.canoas.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário