segunda-feira, 24 de maio de 2010

MAIS VAGAS PARA MULHERES DA PAZ PRONASCI

As moradoras do bairro Guajuviras (Canoas) que desejam se tornar Mulheres da Paz têm até o dia 31 de maio, segunda-feira, para se inscrever como candidatas à terceira turma. Para tanto, deverão pertencer preferencialmente às redes de parentesco e sociais dos e das jovens com perfil PRONASCI; comprovar moradia no bairro; ter idade mínima de 18 anos; ter cursado, no mínimo, até a quarta série do Ensino Fundamental ou comprovar capacidade de leitura e escrita; possuir disponibilidade de tempo de no mínimo 12 horas semanais para realização das atividades do projeto; e possuir renda familiar de até dois salários mínimos. As inscrições acontecem no espaço Mulheres da Paz, localizado no Setor 2, Quadra S, Casa 1 (bairro Guajuviras), no horário das 10h às 12h e das 14h às 16h. No momento da inscrição, irão agendar a sua participação em um dos grupos focais. Serão escolhidas 50 mulheres para participar do projeto, juntamente com outras 100 que já participam desde março de 2010.
As participantes passarão por um curso de 5 meses, sendo capacitadas em temas como Direitos Humanos, Direitos Humanos das Mulheres, mediação de conflitos, juventudes, acesso à justiça, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Maria da Penha entre outros, além de aulas de inclusão digital. Passado o curso, atuarão em suas comunidades e redes de parentesco com o objetivo de contribuir com a redução das violências, dialogando com jovens em situação de vulnerabilidade social, com mulheres em situação de violência doméstica e articulando ações do Território de Paz. Receberão uma bolsa no valor de R$ 190,00 mensais, durante a realização do projeto.
O Território de Paz envolve inúmeras ações integradas, como as próprias Mulheres da Paz e o Protejo (voltado a jovens), entre outros, e é desenvolvido no bairro Guajuviras, em Canoas, bem como em diversas cidades brasileiras, a partir do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (PRONASCI), iniciativa do Ministério da Justiça. Em Canoas, o projeto é realizado pela Prefeitura Municipal através da Coordenadoria de Políticas para Mulheres e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania. Para coordenar e executar o projeto Mulheres da Paz juntamente com a Prefeitura Municipal, foi contratada a ONG Themis Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, organização feminista reconhecida por sua trajetória de capacitação de milhares de Promotoras Legais Populares em todo o Brasil; metodologia esta que, inclusive, subsidiou a concepção do projeto Mulheres da Paz PRONASCI em âmbito nacional.
Informações poderão ser obtidas no espaço Mulheres da Paz (3463.3589), na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (3429.3356) e na Coordenadoria de Política para as Mulheres (3463.5794).

Veja: www.canoas.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário