segunda-feira, 17 de maio de 2010

Comunidade do Território de Paz ganha um Ponto de Leitura

O Ponto de leitura foi inaugurado nesta sexta-feira 7. Está instalada na 3ª CIA da Brigada Militar, no bairro Guajuviras, que cedeu o espaço para oferecer aos moradores cerca de 700 livros e 100 revistas. "Esse instrumento, que conjuga uma união dos projetos estratégicos Mais Cultura e Território de Paz Pronasci, vai colaborar para a construção de uma cultura de paz e de prevenção a violência", explica o secretário ajunto da secretaria de segurança Eduardo Pazinato. A biblioteca comunitária do Território de Paz fortalece a integração entre o município e as polícias militar e civil. O Comandante do 15º BPM Major Gerson Dias Gomes destacou que a iniciativa contribuirá para formar pessoas de bem. “A leitura proporciona inclusão e cidadania” enfatizou. O comandante também acredita que o espaço ajudará a derrubar as barreiras entre a comunidade e a Brigada Militar.
A materialização do papel da cultura na política de prevenção à violência é para Jéferson a prova de que cultura não é algo lateral e supérfluo. “O livro deve ser visto como a qualificação das pessoas. Segurança não é só polícia, o Ponto de Leitura é a geração da possibilidade de escapar de circunstâncias de vulnerabilidade” avaliou. Inicialmente a biblioteca comunitária funcionará as terças e quintas-feiras das 13h30min às 17h. A pessoa interessada em retirar um dos títulos deverá fazer um cadastro com comprovante de residência e documento com foto. O usuário poderá ficar com a obra por 15 dias, podendo renovar por mais 15.
Além dos secretários de segurança e cultura e do major do 15º BPM, estavam na inauguração do Ponto de Leitura nesta manhã os participantes do Encontro da Rede Brasileira de Policiais e Sociedade Civil, o diretor da diretor da delegacia regional de policiamento metropolitano Adilson Chagas Paim, o diretor da Guarda Municipal Álex Brandão, agentes da Guarda Municipal e o subprefeito da região nordeste Chico da Mensagem, entre outros.

Taís Dal Ri

Matéria publicada no site da Prefeitura de Canoas-RS, em 07/05/2010

Confira: www.canoas.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário