domingo, 30 de maio de 2010

Curso de Mediação de Conflitos indica necessidade de formação de capital social público




Política pública se constrói com os agentes de estado e se estabelece por meio da valorização dos funcionários públicos. A afirmação fez parte das manifestações de quase todos os palestrantes do 2° Curso de Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos, promovido pelo projeto pronasci Pacificar. O primeiro módulo desse intensivo em código da cidade, leis sobre regularização fundiária, urbanização e educação para mediação de conflitos ocorreu no sábado, 29, no auditório da Prefeitura de Canoas.

O curso faz parte da formação de bolsistas da Uniritter e técnicos municipais para atuarem como mediadores nos processos de regularização fundiária no âmbito de Canoas, principalmente no Território de Paz/Guajuviras. Estão sendo preparados dez servidores municipais tanto para formá-los para atuar nos processos em andamento como para que o Município disponha de pessoas capacitadas na área em um futuro próximo. "A memória das ações públicas deve estar na mão dos servidores, pois eles permanecem", enfatizou o secretário-adjunto da secretaria municipal de segurança pública, Eduardo Pazinato. O curso é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Canoas, por meio da secretaria municipal de segurança pública com cidadania, com a Uniritter e a ONG Cidade.

O projeto prevê a formação de sete bolsistas para atuar no Pacificar. Até sábado, cinco já haviam sido selecionados. Na próxima semana, mais dois universitários da Uniritter deverão se integrar à equipe do Pronasci.


Andrea de Freitas, Agência da Boa Notícia Guajuviras

Nenhum comentário:

Postar um comentário